Publication
Integração intergeracional socioeducativa de um adulto deficiente numa residência portuguesa (estudo de caso)
| dc.contributor.author | Martins, Ernesto Candeias | |
| dc.contributor.author | Martin, Estela | |
| dc.date.accessioned | 2015-07-29T09:42:26Z | |
| dc.date.available | 2015-07-29T09:42:26Z | |
| dc.date.issued | 2015 | |
| dc.description.abstract | Trata-se de um estudo qualitativo, que analisa a integração em um lar de idosos, numa vila portuguesa, de uma adulta com dificuldades intelectuais e desenvolvimentais (DID). O estudo aborda a inclusão institucional dessa cidadã deficiente, de modo a sensibilizar os técnicos para a tomada de decisões, no âmbito da intergeracionalidade e da gerontologia educacional, com a implementação de medidas de intervenção, que visem desenvolver suas competências básicas. São objetivos de fundamentação: conhecer o percurso de vida do sujeito em estudo e sua integração na instituição para idosos; investigar se essa valência do lar está preparada para receber indivíduos com DID; analisar as medidas adotadas para a inclusão de indivíduos adultos; estabelecer medidas que promovam uma verdadeira inclusão intergeracional (plano de intervenção). Identificaremos as barreiras arquitetónicas da instituição, a capacitação do quadro técnico para trabalhar com indivíduos adultos com DID e idosos, para além de propor medidas institucionais para a inclusão do sujeito em estudo. Construímos o percurso de vida da adulta realizando entrevistas semiestruturadas com o pessoal técnico do lar, o irmão e um amigo idoso, usando a técnica da análise de conteúdo (categorias), realizamos observações (documentais, naturais e participantes), registramos notas de campo e procedemos à triangulação de dados e metodologias. Propusemos um plano de intervenção com estratégias de inclusão, durante o semestre de 2014, para ajudá-la a se inserir ativamente na instituição e na escola anexa, estimulando-a a desenvolver competências e habilidades sociais, de modo a ser uma cidadã autónoma, participativa e incluída. | por |
| dc.identifier.citation | MARTINS, Ernesto ; MARTIN, Estela (2015) - Integração intergeracional socioeducativa de um adulto deficiente numa residência portuguesa (estudo de caso). Revista Temas em Educação. ISSN 0104-2777. On-line 2359-7003. Vol. 24, n.º 1, p. 51-76. | por |
| dc.identifier.issn | 0104-2777 | |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.11/2929 | |
| dc.language.iso | por | por |
| dc.peerreviewed | yes | por |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | por |
| dc.relation.publisherversion | revistateducppge@ce.ufpb.br | por |
| dc.subject | Inclusão | por |
| dc.subject | Dificuldade intelectual e desenvolvimental | por |
| dc.subject | Educação especial | por |
| dc.subject | Intervenção social | por |
| dc.subject | Lar residencial | por |
| dc.title | Integração intergeracional socioeducativa de um adulto deficiente numa residência portuguesa (estudo de caso) | por |
| dc.title.alternative | Intergenerational socio-educational integration of a deficient adult in a portuguese home (case study) | por |
| dc.type | journal article | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| oaire.citation.conferencePlace | Universidade Federal da Paraíba. Estado da Paraíba. Brasil | por |
| oaire.citation.endPage | 76 | por |
| oaire.citation.startPage | 51 | por |
| oaire.citation.title | Revista Temas em Educação | por |
| oaire.citation.volume | 24 | por |
| person.familyName | Martins | |
| person.givenName | Ernesto Candeias Martins | |
| person.identifier.orcid | 0000-0003-4841-1215 | |
| person.identifier.scopus-author-id | 47561931300 | |
| rcaap.rights | openAccess | por |
| rcaap.type | article | por |
| relation.isAuthorOfPublication | 0155abfc-a506-46b9-86d6-675c142f86dc | |
| relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 0155abfc-a506-46b9-86d6-675c142f86dc |
