Repository logo
 
Publication

Autoeficácia e estilos de aprendizagem: um estudo comparativo entre os alunos que frequentam o ensino artistico especializado da música e os alunos que frequentam o ensino regular

dc.contributor.authorPereira, Cristina
dc.contributor.authorCastilho, M.L.C.
dc.contributor.authorRamírez Celis, Nicolás
dc.date.accessioned2019-01-31T17:28:16Z
dc.date.available2019-01-31T17:28:16Z
dc.date.issued2018
dc.description.abstractTendo como pressuposto que a aprendizagem musical é uma ferramenta importante para o desenvolvimento das crianças e que poderá promover e/ou exigir estilos de aprendizagem específicos, bem como níveis de perceção de autoeficácia elevados, pretende-se comparar dois grupos de alunos, estudantes de música e alunos que nunca tiveram esta experiência, relativamente às variáveis “perceção da auto-eficácia” e “estilos de aprendizagem”. De forma a dar resposta aos objetivos do estudo, optou-se pela implementação de um design de investigação descritivo de cariz correlacional que permitiu identificar níveis significativamente superiores de autoeficácia nos estudantes do ensino especializado da música, apesar de não se terem identificado diferenças significativas nos estilos de aprendizagem entre os grupos analisados. Neste percurso investigativo, destacamos o facto de ter tido como ponto de par􀆟da um problema que imergiu da prática profissional docente de um dos autores do artigo e que se foi organizando a par􀆟r de dados indutivos recolhidos nesse contexto. Este processo permitiu a identificação de questões de investigação decorrentes das observações participantes realizadas e que considerámos importante aferir de uma forma mais objetiva e suportada por dados quantitativos, de forma a clarificar e validar uma primeira análise de natureza meramente qualitativa.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT: Assuming that musical learning is an important tool for the development of children and can promote and / or require specific learning styles as well as high self-efficacy perception levels, we intend to compare two groups of students, music students and students who have never had this experience, regarding the variables "perceived selfefficacy" and "learning styles". In order to respond to the objectives of the study, a descriptive, correlational research design was used to identify significantly higher levels of self-efficacy in students of specialized music education, although no significant differences were iden􀆟fied in learning styles between the groups analyzed. In this investigative course, we highlight the fact that it had as a starting point a problem that immersed itself from the professional teaching practice of one of the authors of the article and that it was organized based on induc􀆟ve data collected in that context. This process allowed the identification of research questions resulting from the participant observations that we considered important to assess in a more objective way and supported by quantitative data in order to clarify and validate a first analysis of a purely qualitative nature.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationPEREIRA, Cristina Maria Gonçalves ; CASTILHO, M.L.C. ; CELLIS, N. (2018) - Autoeficácia e estilos de aprendizagem: um estudo comparativo entre os alunos que frequentam o ensino artístico especializado da música e os alunos que frequentam o ensino regular. Convergências : Revista de Investigação e Ensino das Artes. ISSN 1646 - 9054. Vol. XI, nº 22.pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.11/6358
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherIPCB : ESARTpt_PT
dc.relation.publisherversionhttp://convergencias.esart.ipcb.ptpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectAutoeficáciapt_PT
dc.subjectEstilos de aprendizagempt_PT
dc.subjectEstudantes do ensino especializado da músicapt_PT
dc.subjectDesign investigativo misto.pt_PT
dc.subjectSelf-efficacypt_PT
dc.subjectLearning stylespt_PT
dc.subjectStudents of specialized music educationpt_PT
dc.subjectMixed research designpt_PT
dc.titleAutoeficácia e estilos de aprendizagem: um estudo comparativo entre os alunos que frequentam o ensino artistico especializado da música e os alunos que frequentam o ensino regularpt_PT
dc.title.alternativeSelf-efficacy and learning styles in students who attend specialized music education and students attending regular education - a comparative studypt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceCastelo Brancopt_PT
oaire.citation.endPage7pt_PT
oaire.citation.startPage1pt_PT
oaire.citation.titleConvergências : Revista de Investigação e Ensino das Artes.pt_PT
oaire.citation.volumeVOL XI (22)pt_PT
person.familyNamegonçalves Pereira
person.familyNameCorreia Castilho
person.givenNameCristina
person.givenNameLuísa
person.identifier.ciencia-idF21A-1D63-D0C6
person.identifier.orcid0000-0002-1295-3541
person.identifier.orcid0000-0002-8766-9270
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublicationde00ce14-da4f-445d-abc5-66f51b4b5c41
relation.isAuthorOfPublicationc56ef973-881b-4684-9782-1ba44880380e
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryc56ef973-881b-4684-9782-1ba44880380e

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Cristina Pereira.pdf
Size:
346.52 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
2.02 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: