Repository logo
 
Publication

Competências-chave para todos no séc. XXI : orientações emergentes do contexto europeu

dc.contributor.authorSá, Patrícia
dc.contributor.authorPaixão, Fátima
dc.date.accessioned2016-04-19T12:46:33Z
dc.date.available2016-04-19T12:46:33Z
dc.date.issued2015
dc.description.abstractNum sistema social global como o atual, caracterizado pela complexidade, imprevisibilidade e interdependência, vários são os desafios a que os países, as comunidades, as instituições, organizações e os próprios indivíduos terão de fazer face. Questões como as rápidas transformações sociais, os avanços científicos e tecnológicos, a globalização económica e cultural (e consequente estandardização e perda de diversidade), as assimetrias e os conflitos que se fazem sentir, bem como a crise socioeconómica generalizada e os graves problemas ambientais, emergem como desafios globais que exigem uma abordagem reflexiva e holística. É neste contexto que, nos últimos anos, se tem assistido a uma crescente preocupação relativamente à qualidade e adequabilidade dos currículos aos atuais contextos. Face às atuais exigências e desafios globais, a comunidade politica e educativa internacional tem vindo a desenvolver diversos projetos que procuram identificar e definir quais as competências que contribuem para o sucesso global da vida de cada indivíduo e, simultaneamente, para o bom funcionamento da sociedade (Rychen e Tiana, 2005). Nesta comunicação propõe-se uma sistematização das principais orientações europeias no que se refere à identificação e definição das competências que todos os cidadãos devem possuir no século XXI. Para tal, as autoras focaram-se na análise de alguns dos projetos/estudos nacionais e internacionais mais pertinentes na definição de competências-chave: o projeto DeSeCo, o estudo “Saberes Básicos para todos os cidadãos do séc. XXI” e os relatórios “Key Competences for Lifelong Learning European Reference framework" e "learning for the 21st Century. a Report and Mile Guide for 21st Century Skills".pt_PT
dc.description.abstractIn a global social system like ours, characterized by complexity, unpredictability and interdependence, there are several challenges that countries, communities, institutions, organizations and individuals themselves will have to face. Issues such as the rapid social transformations, scientific and technological advances, economic and cultural globalization (and consequent loss of diversity and standardization), the asymmetries and conflicts that are felt all over the world, as well as the general socioeconomic crisis and severe environmental problems, emerge as global challenges that require a reflective and holistic approach. It is in this context that, in recent years, we have witnessed a growing concern about the quality and appropriateness of the curricula to current contexts. Given the current demands and challenges, the political and educational international community has been developing several projects that seek to identify and define what competencies may contribute to the overall success of every individual's life and, simultaneously, for the proper functioning of society (Rychen & Tiana, 2005). In this paper we propose a classification of the main international guidelines regarding the identification and definition of the competencies that all citizens should have for the XXI century. To this end, the authors focused on the analysis of some of the most relevant national and international projects / studies on the definition of key competencies: the DeSeCo project, the study "Basic Knowledge for all citizens of the century. XXI "and reports" Key Competences for Lifelong Learning European Reference Framework "and" Learning for the 21st Century. A Report and Mile Guide for 21st Century Skills. "pt_PT
dc.identifier.citationSÁ, Patricia ; PAIXÃO, Fátima (2015) - Competências-chave para todos no séc. XXI : orientações emergentes do contexto europeu. Interacções. ISSN 1646-2335. Vol. 11, nº 39 p. 243-254.pt_PT
dc.identifier.issn1646-2335
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.11/4368
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherInstituto da Educação da Universidade de Lisboapt_PT
dc.relation.ispartofseries39;
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectCompetências-chavept_PT
dc.subjectOrientações internacionaispt_PT
dc.subjectKey competenciespt_PT
dc.subjectInternational guidelinespt_PT
dc.titleCompetências-chave para todos no séc. XXI : orientações emergentes do contexto europeupt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.endPage254pt_PT
oaire.citation.startPage243pt_PT
oaire.citation.titleInteracçõespt_PT
oaire.citation.volume11pt_PT
person.familyNamePaixão
person.givenNameFátima
person.identifier.ciencia-idDD12-8B3A-A2BE
person.identifier.orcid0000-0002-8026-4633
person.identifier.scopus-author-id14828264600
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication97127deb-7ec8-4e25-b31f-099cb08c96a0
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery97127deb-7ec8-4e25-b31f-099cb08c96a0

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Competências_chave_para_todos.pdf
Size:
666.28 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
2.02 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: