Repository logo
 
Publication

À descoberta das ciências no Jardim do Paço : Interacções dos contextos formais e não formais para a aprendizagem das ciências no 1.º CEB : relatório de estágio

dc.contributor.authorMartins, Maria Helena dos Santos
dc.date.accessioned2012-03-09T14:53:25Z
dc.date.available2012-03-09T14:53:25Z
dc.date.issued2011
dc.descriptionRelatório de Estágio apresentado ao Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico.por
dc.description.abstractResulta, este Relatório de Estágio, da acção educativa desenvolvida com uma turma de 4º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico, no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada. Na 1ª Parte, descrevem-se as diversas fases da Prática Pedagógica (observação, trabalho de grupo e trabalho individual) visando o conhecimento do contexto educativo bem como a planificação semanal de actividades educativas, tendo subjacente a reflexão sobre o trabalho desenvolvido. Integrado na Prática Pedagógica, desenvolveu-se um Projecto de Investigação que teve como objectivos construir e validar recursos didácticos para a aprendizagem não formal no Jardim do Paço Episcopal de Castelo Branco e reflectir sobre o contributo da interacção entre dois contextos, um não formal (Jardim do Paço) e outro formal (sala de aula) e que se apresenta na 2ª Parte deste Relatório de Estágio. Assumindo a importância que os espaços não formais desempenham na promoção de aprendizagens de âmbito curricular, construíram-se recursos didácticos para a exploração de conteúdos na área das Ciências da Natureza, proporcionando o contacto com o património histórico e cultural, de elevado valor estético, complementando o trabalho realizado na escola e contribuindo para uma interdisciplinaridade com outras áreas do saber. Salientam-se os aspectos decorrentes da realização de actividades em contexto não formal e a sua implicação para o desenvolvimento curricular e a aprendizagem dos alunos. O estudo, de natureza qualitativa, assumiu uma metodologia de Investigação-Acção em contexto educacional e assentou no pressuposto do professor como investigador da sua prática, numa atitude de reflexão constante, tendo em vista a melhoria da acção educativa e o seu desenvolvimento profissional. A concretização da Investigação permitiu concluir do inequívoco contributo das actividades práticas/experimentais realizadas no Jardim do Paço para a promoção de aprendizagens de Ciências no 1º Ciclo do Ensino Básico, relevando a pertinência da utilização dos espaços não formais para proporcionar aos alunos experiências educativas activas e integradoras das várias áreas do currículo do 1º Ciclo do Ensino Básico.por
dc.identifier.citationMARTINS, Maria Helena dos Santos (2011) - Relatório de Estágio. À descoberta das ciências no Jardim do Paço : Interacções dos contextos formais e não formais para a aprendizagem das ciências no 1.º CEB. Castelo Branco : IPCB. Escola Superior de Educação. 134 f. Dissertação de Mestrado.por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.11/1197
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.subjectPrática pedagógicapor
dc.subjectDesenvolvimento profissionalpor
dc.subject1º Ciclo do Ensino Básicopor
dc.subjectAprendizagem em ambientes não formaispor
dc.subjectCiências da naturezapor
dc.subjectTrabalho prático/experimentalpor
dc.titleÀ descoberta das ciências no Jardim do Paço : Interacções dos contextos formais e não formais para a aprendizagem das ciências no 1.º CEB : relatório de estágiopor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceCastelo Brancopor
oaire.citation.endPage134por
oaire.citation.titleDissertação de Mestradopor
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Relatório de Estágio.pdf
Size:
2.92 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
2.02 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: