Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Tecnologias Digitais na sala de atividades em Educação Pré-Escolar: Resultados e implicações de investigações na formação inicial

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Capítulo5_Digikids.pdf10.49 MBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

A sociedade do século XXI, cada vez mais digital, vem implicar que todos os cidadãos possuam competências digitais no sentido de poderem exercer uma cidadania plena. Neste sentido, é fundamental que o sistema educativo português inclua as tecnologias digitais o mais cedo possível: Educação Pré-Escolar. Para o efeito, são apresentados diversos exemplos de investigações, realizadas no âmbito da Prática Supervisionada, na formação inicial de educadores de infância, as quais envolveram crianças entre os 3 e os 5 anos de idade. Os resultados das investigações vieram demonstrar que foi possível, através da exposição das crianças às tecnologias digitais, iniciar-se um processo que visa a aquisição de competências digitais. Por outro lado, também ficou claro o impacto positivo, na utilização de diferentes recursos digitais, num maior envolvimento e interação das crianças, proporcionando contextos que lhes facilitou a aquisição de mais e de melhores aprendizagens.

Description

Keywords

Educação Pré-Escolar Formação inicial Sala de atividades Tecnologias digitais

Pedagogical Context

Citation

Gil, H. (2021) - Tecnologias Digitais na sala de atividades em Educação Pré-Escolar: resultados e implicações de investigações na formação inicial. Dias, P. ; Brito, R. (Eds). DIGIKIDS - A utilização de tecnologias touchscreen por crianças até aos 6 anos. ISBN: 978-989-54719-4-2. (pp. 100-123). Universidade Católica de Lisboa: Centre for Psychological, Family and Social Wellbeing (CRC-W).

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Universidade Católica de Lisboa