Repository logo
 
Publication

Tecnologias Digitais na sala de atividades em Educação Pré-Escolar: Resultados e implicações de investigações na formação inicial

dc.contributor.authorGil, Henrique
dc.date.accessioned2021-06-05T10:23:36Z
dc.date.available2021-06-05T10:23:36Z
dc.date.issued2021
dc.description.abstractA sociedade do século XXI, cada vez mais digital, vem implicar que todos os cidadãos possuam competências digitais no sentido de poderem exercer uma cidadania plena. Neste sentido, é fundamental que o sistema educativo português inclua as tecnologias digitais o mais cedo possível: Educação Pré-Escolar. Para o efeito, são apresentados diversos exemplos de investigações, realizadas no âmbito da Prática Supervisionada, na formação inicial de educadores de infância, as quais envolveram crianças entre os 3 e os 5 anos de idade. Os resultados das investigações vieram demonstrar que foi possível, através da exposição das crianças às tecnologias digitais, iniciar-se um processo que visa a aquisição de competências digitais. Por outro lado, também ficou claro o impacto positivo, na utilização de diferentes recursos digitais, num maior envolvimento e interação das crianças, proporcionando contextos que lhes facilitou a aquisição de mais e de melhores aprendizagens.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationGil, H. (2021) - Tecnologias Digitais na sala de atividades em Educação Pré-Escolar: resultados e implicações de investigações na formação inicial. Dias, P. ; Brito, R. (Eds). DIGIKIDS - A utilização de tecnologias touchscreen por crianças até aos 6 anos. ISBN: 978-989-54719-4-2. (pp. 100-123). Universidade Católica de Lisboa: Centre for Psychological, Family and Social Wellbeing (CRC-W).pt_PT
dc.identifier.isbn978-989-54719-4-2
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.11/7564
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherUniversidade Católica de Lisboapt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://repositorio.ucp.pt/bitstream/10400.14/32450/1/Ebook_Final.pdfpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectEducação Pré-Escolarpt_PT
dc.subjectFormação inicialpt_PT
dc.subjectSala de atividadespt_PT
dc.subjectTecnologias digitaispt_PT
dc.titleTecnologias Digitais na sala de atividades em Educação Pré-Escolar: Resultados e implicações de investigações na formação inicialpt_PT
dc.typebook part
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage123pt_PT
oaire.citation.startPage100pt_PT
oaire.citation.titleDIGIKIDS - A utilização de tecnologias touchscreen por crianças até aos 6 anospt_PT
person.familyNameGil
person.givenNameHenrique Manuel Pires Teixeira
person.identifier.ciencia-idFD17-9B0F-0F7F
person.identifier.orcid0000-0001-9280-8872
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typebookPartpt_PT
relation.isAuthorOfPublicationfb26124a-37bf-4a25-b247-b5ebc3031799
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryfb26124a-37bf-4a25-b247-b5ebc3031799

Files