Publication
Tecnologias Digitais na sala de atividades em Educação Pré-Escolar: Resultados e implicações de investigações na formação inicial
| dc.contributor.author | Gil, Henrique | |
| dc.date.accessioned | 2021-06-05T10:23:36Z | |
| dc.date.available | 2021-06-05T10:23:36Z | |
| dc.date.issued | 2021 | |
| dc.description.abstract | A sociedade do século XXI, cada vez mais digital, vem implicar que todos os cidadãos possuam competências digitais no sentido de poderem exercer uma cidadania plena. Neste sentido, é fundamental que o sistema educativo português inclua as tecnologias digitais o mais cedo possível: Educação Pré-Escolar. Para o efeito, são apresentados diversos exemplos de investigações, realizadas no âmbito da Prática Supervisionada, na formação inicial de educadores de infância, as quais envolveram crianças entre os 3 e os 5 anos de idade. Os resultados das investigações vieram demonstrar que foi possível, através da exposição das crianças às tecnologias digitais, iniciar-se um processo que visa a aquisição de competências digitais. Por outro lado, também ficou claro o impacto positivo, na utilização de diferentes recursos digitais, num maior envolvimento e interação das crianças, proporcionando contextos que lhes facilitou a aquisição de mais e de melhores aprendizagens. | pt_PT |
| dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
| dc.identifier.citation | Gil, H. (2021) - Tecnologias Digitais na sala de atividades em Educação Pré-Escolar: resultados e implicações de investigações na formação inicial. Dias, P. ; Brito, R. (Eds). DIGIKIDS - A utilização de tecnologias touchscreen por crianças até aos 6 anos. ISBN: 978-989-54719-4-2. (pp. 100-123). Universidade Católica de Lisboa: Centre for Psychological, Family and Social Wellbeing (CRC-W). | pt_PT |
| dc.identifier.isbn | 978-989-54719-4-2 | |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.11/7564 | |
| dc.language.iso | por | pt_PT |
| dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
| dc.publisher | Universidade Católica de Lisboa | pt_PT |
| dc.relation.publisherversion | https://repositorio.ucp.pt/bitstream/10400.14/32450/1/Ebook_Final.pdf | pt_PT |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | pt_PT |
| dc.subject | Educação Pré-Escolar | pt_PT |
| dc.subject | Formação inicial | pt_PT |
| dc.subject | Sala de atividades | pt_PT |
| dc.subject | Tecnologias digitais | pt_PT |
| dc.title | Tecnologias Digitais na sala de atividades em Educação Pré-Escolar: Resultados e implicações de investigações na formação inicial | pt_PT |
| dc.type | book part | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| oaire.citation.endPage | 123 | pt_PT |
| oaire.citation.startPage | 100 | pt_PT |
| oaire.citation.title | DIGIKIDS - A utilização de tecnologias touchscreen por crianças até aos 6 anos | pt_PT |
| person.familyName | Gil | |
| person.givenName | Henrique Manuel Pires Teixeira | |
| person.identifier.ciencia-id | FD17-9B0F-0F7F | |
| person.identifier.orcid | 0000-0001-9280-8872 | |
| rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
| rcaap.type | bookPart | pt_PT |
| relation.isAuthorOfPublication | fb26124a-37bf-4a25-b247-b5ebc3031799 | |
| relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | fb26124a-37bf-4a25-b247-b5ebc3031799 |
