Repository logo
 
Publication

A realidade aumentada em contexto de sala de atividades: Uma abordagem na Educação Pré-Escolar

dc.contributor.authorGil, Henrique
dc.contributor.authorLacão, Vera Cristina Maurício
dc.date.accessioned2022-03-04T08:48:07Z
dc.date.available2022-03-04T08:48:07Z
dc.date.issued2022
dc.description.abstractAs Tecnologias da Informação e Comunicação invadiram a nossa sociedade. Elas estão presentes em todos os setores. Mas há um que tem sido resistente a esta mudança. Falamos da educação onde as tecnologias não têm tido uma grande aceitação. Apesar de nos últimos anos termos assistido a algumas melhorias, o facto é que continuam a não ser aproveitadas todas as suas potencialidades. Esta investigação surge precisamente para mostrar que as tecnologias têm muito para oferecer aos contextos educativos. Desenvolvida durante a Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-Escolar permitiu verificar algumas das suas potencialidades. Para tal, foi utlizada uma aplicação – Quiver- que utilizando ilustrações nos permitiu inserir a Realidade Aumentada numa sala de Pré-Escolar. Durante toda a investigação foi ainda importante perceber qual a opinião dos encarregados de educação e das educadoras da instituição sobre as Tecnologias de Informação e Comunicação. Também foi possível receber o seu parecer sobre a Realidade Aumentada. Apesar do desconhecimento quase total sobre a mesma, esta suscitou alguma curiosidade junto dos inquiridos. Apesar de vivermos numa sociedade digital é importante que se despertem os futuros educadores e professores para a utilização das Tecnologias e que delas retirem as suas melhores potencialidades. Com a utilização das mesmas é possível criar ambientes mais criativos, estimulantes e motivadores que potenciem aprendizagens significativaspt_PT
dc.description.abstractLes technologies de l'information et de la communication ont envahi notre société. Ils sont présents dans tous les secteurs. Mais il y en a un qui a résisté à ce changement. Nous parlons d'éducation où les technologies n'ont pas été largement acceptées. Bien que nous ayons constaté quelques améliorations ces dernières années, il n'en demeure pas moins que tout son potentiel reste à exploiter. Cette recherche se pose précisément pour montrer que les technologies ont beaucoup à offrir aux contextes éducatifs. Développé lors de la Pratique de l'Enseignement Supervisé en Enseignement Préscolaire, il a permis de vérifier certaines de ses potentialités. À cette fin, une application a été utilisée - Quiver- qui, à l'aide d'illustrations, nous a permis d'insérer la réalité augmentée dans une salle préscolaire. Tout au long de l'enquête, il était également important de comprendre l'opinion des responsables de l'éducation et des éducateurs de l'établissement sur les technologies de l'information et de la communication. Il était également possible de recevoir votre avis sur la réalité augmentée. Malgré le manque quasi total de connaissances à ce sujet, cela a suscité une certaine curiosité parmi les répondants. Bien que nous vivions dans une société numérique, il est important que les futurs éducateurs et enseignants soient sensibilisés à l'utilisation des technologies et qu'ils tirent leur meilleur potentiel. Avec leur utilisation, il est possible de créer des environnements plus créatifs, stimulants et motivants qui améliorent l'apprentissage significatif.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationGil, H. & Lacão, V. (2022). A realidade aumentada em contexto de sala de atividades: Uma abordagem na Educação Pré-Escolar. In Cavaco, C., Costa, F., Marques, J., Viana, J., Medeiros, R. & Faria, A. (Orgs). Atas XXVIII Colóquio AFIRSE Portugal. ISBN: 978-989-8272-41-6. (pp. 276-284). Lisboa: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.pt_PT
dc.identifier.isbn978-989-8272-41-6
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.11/7915
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherLisboa: Instituto de Educação da Universidade de Lisboapt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectEducação pré-escolarpt_PT
dc.subjectRealidade aumentadapt_PT
dc.subjectTecnologias da informação e comunicação.pt_PT
dc.subjectÉducation préscolairept_PT
dc.subjectRéalité augmentéept_PT
dc.subjectTechnologies de l'information et de la communication,pt_PT
dc.titleA realidade aumentada em contexto de sala de atividades: Uma abordagem na Educação Pré-Escolarpt_PT
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.endPage284pt_PT
oaire.citation.startPage276pt_PT
oaire.citation.titleXXVIII Colóquio AFIRSE Portugalpt_PT
person.familyNameGil
person.givenNameHenrique Manuel Pires Teixeira
person.identifier.ciencia-idFD17-9B0F-0F7F
person.identifier.orcid0000-0001-9280-8872
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typeconferenceObjectpt_PT
relation.isAuthorOfPublicationfb26124a-37bf-4a25-b247-b5ebc3031799
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryfb26124a-37bf-4a25-b247-b5ebc3031799

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Atas_RA_HG_VL_AFIRSE_2022.pdf
Size:
683.43 KB
Format:
Adobe Portable Document Format