Repository logo
 
Publication

A diminuição nos séculos XVI e XVII : a arte da diminuição em Itália e da glosa na Península Ibérica à luz de La Fontegara (1535) de Sylvestro Ganassi

datacite.subject.fosDomínio/Área Científica : Humanidadespt_PT
dc.contributor.advisorCarrilho, António José Ribeiro
dc.contributor.advisorPinho, José Francisco Bastos Dias de
dc.contributor.authorFreire, Gonçalo Manuel Boto
dc.date.accessioned2021-03-02T16:28:39Z
dc.date.available2021-03-02T16:28:39Z
dc.date.issued2020
dc.date.submitted2021
dc.descriptionDissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Música – Área de Especialização em Flauta de Bisel.
dc.description.abstractSylvestro Ganassi foi o primeiro compositor a escrever um tratado de diminuições exclusivamente para a flauta de bisel (La Fontegara), tornando-o um dos compositores mais importantes no Renascimento. Opera intitulata Fontegara foca as diferentes formas de embelezar uma melodia simples, dando especial importância à divisão dos tempos. Contudo, a leitura deste tratado é difícil uma vez que foi escrito em italiano antigo. Neste trabalho, efectuamos uma tradução e adaptação de Opera intitulata Fontegara para português corrente, com uma análise crítica à obra. Tendo por base a obra de Sylvestro Ganassi, este trabalho revê ainda as diferentes formas de diminuir dos diferentes compositores do renascimento em Itália e na Península Ibérica. Adicionalmente, foi efetuada uma aplicação prática com a criação de cinco obras diminuídas baseadas nos ideias que Ganassi nos deixou.pt_PT
dc.description.abstractAbstract : Sylvestro Ganassi was the first composer to write a treatise of diminuitions exclusively for the recorder (La Fontegara), becoming one of the most important composers of the Renaissance. Opera intitulata Fontegara is focused on the different ways to embellish a simple melody, with special importance given to the different tempo divisions. However, reading the original treatise is difficult once it is written in ancient Italian. In this work, we translate and adapt Opera intitulata Fontegara for modern Portuguese, with a critic analysis of this work. Based on Sylvestro Ganassi’s masterpiece, this work reviews the different ways musicians of Itals and Iberia used to embellish in Renaissance. Furthermore, a practical module with the creation of five entirely new musics was made, based on the ideas that Ganassi left us.pt_PT
dc.identifier.tid202657515
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.11/7479
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectSylvestro Ganassipt_PT
dc.subjectFlauta de biselpt_PT
dc.subjectDiminuiçõespt_PT
dc.subjectVenezapt_PT
dc.subjectRenascimentopt_PT
dc.subjectRecorderpt_PT
dc.subjectDiminuitionpt_PT
dc.subjectVenicept_PT
dc.subjectRenaissancept_PT
dc.titleA diminuição nos séculos XVI e XVII : a arte da diminuição em Itália e da glosa na Península Ibérica à luz de La Fontegara (1535) de Sylvestro Ganassipt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Música – Área de Especialização em Flauta de Biselpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Gonçalo Freire(20).pdf
Size:
7.7 MB
Format:
Adobe Portable Document Format