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Perfil psicomotor da criança autista institucionalizada : perspectivando a intervenção
| dc.contributor.author | Carvalho, Céline Costa | |
| dc.date.accessioned | 2012-12-04T10:31:37Z | |
| dc.date.available | 2012-12-04T10:31:37Z | |
| dc.date.issued | 2012 | |
| dc.description | Dissertação apresentada ao Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Educação Especial – Domínio Cognitivo e Motor. | por |
| dc.description.abstract | O contexto da Institucionalização de Crianças e Jovens despertou um olhar atento perante as crianças institucionalizadas, especialmente uma criança autista que devido às suas particularidades requer uma atenção especial por partes dos profissionais, de modo a minimizar as barreiras existentes no seu mundo enigmático. A criança autista apresenta dificuldades em compreender o seu corpo na globalidade, o corpo permanece em modo silencioso, sendo necessário ajudar estas crianças a superar algumas das suas dificuldades. É neste sentido, que o olhar psicomotor olhar voltado para a criança autista poderá mudar o lugar que lhe foi dado, de alguém sem futuro e sem esperança, ampliando, assim, as formas de tratamento. No presente trabalho pretendeu-se avaliar o perfil psicomotor de uma criança autista institucionalizada, de 13 anos de idade, através da aplicação da Bateria Psicomotora de Vítor da Fonseca, e perante os resultados obtidos apresentar uma proposta de intervenção no âmbito das áreas mais fracas. Após a aplicação da Bateria Psicomotora efectou-se o somatório das várias provas dos sete factores psicomotores, obtendo o valor de onze pontos, apresentando a criança um perfil geral dispráxico e evidenciando apraxia a nível da noção do corpo, da estruturação espaciotemporal e da praxia fina. A proposta de intervenção apresentada entrou neste cenário como instrumento capaz de facilitar à criança autista um conhecimento do seu próprio corpo, para, munida deste conhecimento, ser capaz de projectar-se ao mundo externo. Ressalta-se que no seio institucional são necessários esforços contínuos e persistentes centrados na desafiadora tarefa de intervir com crianças portadoras de condições de deficiência. | por |
| dc.identifier.citation | CARVALHO, Céline Costa (2012) - Perfil psicomotor da criança autista institucionalizada: perspectivando a intervenção. Castelo Branco : IPCB. Escola Superior de Educação. 155 f. Dissertação de Mestrado. | por |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.11/1558 | |
| dc.language.iso | por | por |
| dc.peerreviewed | yes | por |
| dc.subject | Autismo | por |
| dc.subject | Institucionalização | por |
| dc.subject | Perfil psicomotor | por |
| dc.subject | Bateria de observação psicomotora | por |
| dc.subject | Psicomotricidade | por |
| dc.title | Perfil psicomotor da criança autista institucionalizada : perspectivando a intervenção | por |
| dc.type | master thesis | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| oaire.citation.conferencePlace | Castelo Branco | por |
| oaire.citation.endPage | 155 | por |
| oaire.citation.title | Dissertação de Mestrado | por |
| rcaap.rights | openAccess | por |
| rcaap.type | masterThesis | por |
