Repository logo
 
Publication

O marca-passo das emoções no ritmo de crianças portuguesas com necessidades educativas especiais (estudo de caso)

dc.contributor.authorMartins, Ernesto Candeias
dc.date.accessioned2016-06-16T09:46:16Z
dc.date.available2016-06-16T09:46:16Z
dc.date.issued2016
dc.description.abstractEstudo de caso (metodologia qualitativa) realizado em 2013sobre inteligência emocional em alunos portugueses, frequentando 1.º ciclo educação básica, com idades de 6-7 anos de 2 escolas urbanas:2 crianças (M=microcefalia, A=autismo atípico); 2 crianças (N= criança normal, H= perturbação de hiperatividade com défice de atenção). Os objetivos pretenderam: Demonstrar a importância das emoções na aprendizagem; identificar e lidar com as emoções em situações; propor estratégias para cada criança, aquando dos resultados obtidos com aplicação do teste projetivo e utilização material didático. Metodologia: atividades com ―Uma caixa cheia de emoções‟; prova projetiva ―Era uma vez…‖ Teresa Fagulha; ficha de anamnese aos pais; análise documental aos processos; observação participante; notas de campo e triangulação. Os resultados permitiram estabelecer estratégias para diminuir os fatores de distratibilidade, facilitar a atenção com material visualmente atrativo e manuseável e fornecer instruções acompanhadas de observação. Houve dificuldades nos sujeitos em identificar a ‘ira’ e ‘raiva‘.pt_PT
dc.description.abstractCase study in 2013 of qualitative methodology, about emotional intelligence in Portuguese students with NEE (application program for emotions education), ages 6-7 years of 2 urban schools attending 1st basic education cycle: 2 children (M = microcephaly, A = atypical autism); 2 children (N = ' normal ' child, H = disorder hyperactivity with attention deficit. Intended objectives: demonstrate the importance of emotions in learning; identify and deal with various emotions in emotional situations; propose strategies for each child, vis-à-vis its pathology, in the results obtained by application of projective test and use didactic material. Methodology: activities with the pack "A box full of emotions '; application of projective test "once upon a time ..." Teresa Spark; anamnesis sheet to parents; documentary analysis procedures; participant observation; field notes and data triangulation. The results establish strategies to decrease the factors of distractibility to facilitate attention with visually attractive and manageable material and provide instructions accompanied by observation. There were difficulties in the subject to identify the ' wrath ' and ' anger '.pt_PT
dc.identifier.citationMARTINS, Ernesto (2016) - O marca-passo das emoções no ritmo de crianças portuguesas com Necessidades Educativas Especiais (estudo de caso). Interfaces da Educação. ISSN 2177-7691. Vol. 7, nº 19, p. 23-47.pt_PT
dc.identifier.issn2177-7691
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.11/5270
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherUniversidade Estadual de Mato Grosso do Sul-Unidade Universitária de Paranaíbapt_PT
dc.relation.ispartofseries19;
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectEmoçõespt_PT
dc.subjectInteligência emocionalpt_PT
dc.subjectPerturbação de hiperactividade com défice de atençãopt_PT
dc.subjectNecessidades educativas especiaispt_PT
dc.subjectEducação Básicapt_PT
dc.subjectEmotionspt_PT
dc.subjectEmotional intelligencept_PT
dc.subjectHyperactivity disorder attention deficitpt_PT
dc.subjectSpecial educational needspt_PT
dc.subjectBasic educationpt_PT
dc.titleO marca-passo das emoções no ritmo de crianças portuguesas com necessidades educativas especiais (estudo de caso)pt_PT
dc.title.alternativeThe pacemakers of emotions in the rhythm of portuguese children with special educational needs (case study)pt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceParanaíba (Brasil)pt_PT
oaire.citation.endPage47pt_PT
oaire.citation.startPage23pt_PT
oaire.citation.titleInterfaces da Educaçãopt_PT
oaire.citation.volume7pt_PT
person.familyNameMartins
person.givenNameErnesto Candeias Martins
person.identifier.orcid0000-0003-4841-1215
person.identifier.scopus-author-id47561931300
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication0155abfc-a506-46b9-86d6-675c142f86dc
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery0155abfc-a506-46b9-86d6-675c142f86dc

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Interfaces da educação_2.pdf
Size:
800.14 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
2.02 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: