Publication
Otimização do estudo na aprendizagem violinística
| dc.contributor.advisor | Castilho, Maria Luísa Faria de Sousa Cerqueira Correia | |
| dc.contributor.author | Santos, Tiago Manuel de Oliveira | |
| dc.date.accessioned | 2015-09-10T12:08:05Z | |
| dc.date.available | 2015-09-10T12:08:05Z | |
| dc.date.issued | 2015 | |
| dc.description | Relatório de estágio apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música – Instrumento e Classe de Conjunto | por |
| dc.description.abstract | O presente relatório de estágio incide sobre a unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino de Música – instrumento e classe de conjunto – espelhando por um lado a prática de ensino supervisionada realizada ao longo do ano letivo de 2013/2014 e, por outro lado, a unidade curricular de Projeto de Ensino Artístico onde se desenvolveu uma investigação. Deste modo, o relatório encontra-se dividido em duas partes: uma primeira parte em que se relata o caminho percorrido durante a Prática de Ensino Supervisionada, realizada na Academia de Música de Paços de Brandão, onde se contextualiza o meio escolar, a classe de instrumento, a classe de conjunto e o desenvolvimento da prática. Esta primeira parte termina com uma reflexão final. A segunda parte do relatório é dedicada à investigação que tem como base a otimização do estudo na aprendizagem violinística, tendo em vista responder aos desafios atuais do ensino, de forma a rentabilizar o tempo e o estudo. Nos dias de hoje, é necessário incutir hábitos de estudo aos alunos para que estes possam progredir de uma forma consistente e objetiva, utilizando para isso as melhores estratégias. Por isso, é essencial gerir bem o tempo de estudo, estabelecer um plano diário e definir objetivos de curto, médio e longo prazo. Não se pretende sugerir mais tempo de estudo mas sim, um melhor estudo no tempo disponível. Por conseguinte, esta segunda parte encontra-se estruturada da seguinte forma: definição do problema e objetivos, fundamentação teórica fazendo alusão aos principais pedagogos do violino no século XX, bem como uma referência ao ensino especializado da música e uma alusão à motivação. A metodologia utilizada na investigação baseia-se na observação direta, avaliação e recolha de dados recorrendo a grelhas de observação, entrevistas, planificações de estudo e respetivo tratamento dos dados recolhidos. | por |
| dc.identifier.tid | 201096528 | |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.11/2955 | |
| dc.language.iso | por | por |
| dc.subject | Otimização do estudo | por |
| dc.subject | Academia de Música de Paços de Brandão | por |
| dc.subject | Método | por |
| dc.subject | Violino | por |
| dc.subject | Prática de ensino supervisionada | por |
| dc.title | Otimização do estudo na aprendizagem violinística | por |
| dc.type | master thesis | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| rcaap.rights | openAccess | por |
| rcaap.type | masterThesis | por |
| thesis.degree.discipline | Instrumento e Música de Conjunto | por |
| thesis.degree.level | Mestre | por |
| thesis.degree.name | Mestrado em Ensino de Música | por |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
Loading...
- Name:
- Relatório de estágio - Tiago Santos.pdf
- Size:
- 7.57 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
- Description:
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 2.02 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description:
