Repository logo
 
Publication

Otimização do estudo na aprendizagem violinística

dc.contributor.advisorCastilho, Maria Luísa Faria de Sousa Cerqueira Correia
dc.contributor.authorSantos, Tiago Manuel de Oliveira
dc.date.accessioned2015-09-10T12:08:05Z
dc.date.available2015-09-10T12:08:05Z
dc.date.issued2015
dc.descriptionRelatório de estágio apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música – Instrumento e Classe de Conjuntopor
dc.description.abstractO presente relatório de estágio incide sobre a unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino de Música – instrumento e classe de conjunto – espelhando por um lado a prática de ensino supervisionada realizada ao longo do ano letivo de 2013/2014 e, por outro lado, a unidade curricular de Projeto de Ensino Artístico onde se desenvolveu uma investigação. Deste modo, o relatório encontra-se dividido em duas partes: uma primeira parte em que se relata o caminho percorrido durante a Prática de Ensino Supervisionada, realizada na Academia de Música de Paços de Brandão, onde se contextualiza o meio escolar, a classe de instrumento, a classe de conjunto e o desenvolvimento da prática. Esta primeira parte termina com uma reflexão final. A segunda parte do relatório é dedicada à investigação que tem como base a otimização do estudo na aprendizagem violinística, tendo em vista responder aos desafios atuais do ensino, de forma a rentabilizar o tempo e o estudo. Nos dias de hoje, é necessário incutir hábitos de estudo aos alunos para que estes possam progredir de uma forma consistente e objetiva, utilizando para isso as melhores estratégias. Por isso, é essencial gerir bem o tempo de estudo, estabelecer um plano diário e definir objetivos de curto, médio e longo prazo. Não se pretende sugerir mais tempo de estudo mas sim, um melhor estudo no tempo disponível. Por conseguinte, esta segunda parte encontra-se estruturada da seguinte forma: definição do problema e objetivos, fundamentação teórica fazendo alusão aos principais pedagogos do violino no século XX, bem como uma referência ao ensino especializado da música e uma alusão à motivação. A metodologia utilizada na investigação baseia-se na observação direta, avaliação e recolha de dados recorrendo a grelhas de observação, entrevistas, planificações de estudo e respetivo tratamento dos dados recolhidos.por
dc.identifier.tid201096528
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.11/2955
dc.language.isoporpor
dc.subjectOtimização do estudopor
dc.subjectAcademia de Música de Paços de Brandãopor
dc.subjectMétodopor
dc.subjectViolinopor
dc.subjectPrática de ensino supervisionadapor
dc.titleOtimização do estudo na aprendizagem violinísticapor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor
thesis.degree.disciplineInstrumento e Música de Conjuntopor
thesis.degree.levelMestrepor
thesis.degree.nameMestrado em Ensino de Músicapor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Relatório de estágio - Tiago Santos.pdf
Size:
7.57 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
2.02 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: