Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Mitos da didática das ciências acerca dos motivos para incluir a natureza da ciência no ensino das ciências

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Ciencia e Educação-Mito.pdf400.63 KBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

Em certas situações, a Didática das Ciências transmite como mitos algumas crenças que não estão suficientemente sustentadas pela investigação que ela própria produz. Este artigo mostra dois desses mitos relacionados com os motivos que se costumam apontar para incluir a Natureza da Ciência no ensino das ciências, como sejam a suposta relação entre a prática docente e as crenças sobre a Natureza da Ciência, e a crença de que a sua compreensão é um fator chave na hora de tomar melhores decisões cívicas em questões tecnocientíficas de interesse social. A análise que se apresenta realizou-se mediante a revisão de diversos resultados de investigações procedentes da própria Didática das Ciências e também da Psicologia das Decisões. A conclusão aponta para considerar que outros factores influenciam mais, tornando muito menos lineares essas hipotéticas relações do que alguns especialistas pensam e mais complexa a problemática abordada.

Description

Keywords

Natureza da ciência Didática das ciências Ensino das ciências Prática docente Decisões tecnocientíficas

Citation

ACEVEDO, J. A. [et al.] (2005) - Mitos da didática das ciências acerca dos motivos para incluir a natureza da ciência no ensino das ciências. Ciência & Educação. Revista da UNESP. ISSN 1516-7313. Bauru, vol. 11, nº 1, p. 1-15.

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Faculdade de Ciências da UNESP

CC License