Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Animação nos media digitais: Integração de motion graphics em diferentes cenários dos media digitais

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
MESTRADO_BEATRIZ_RODRIGUES.pdf30.54 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

Na atual Era Digital, o avanço das tecnologias digitais e o crescente interesse por conteúdos visuais dinâmicos (impulsionada pela imensurável receção diária de informação e de conteúdo) têm vindo a transformar a forma como a comunicação é realizada e a natureza dos conteúdos digitais multimédia. Neste contexto, o Motion Graphics – uma forma de Animação que se diferencia da Animação clássica – tem-se consolidado como uma poderosa ferramenta nas estratégias de comunicação e do marketing digital, criando inúmeras possibilidades e oportunidades para o desenvolvimento de conteúdos. A capacidade de transformar informações complexas em mensagens visuais atraentes e de fácil compreensão torna-o particularmente eficaz em um ambiente saturado de informação, onde a atenção do público é fugaz. Neste contexto, foi realizado um estágio de oito meses na empresa Grupo de Medios de TV, onde foram desenvolvidos vários projetos da vertente audiovisual – integrados na área de comunicação, animação, publicidade e branding, num contexto comercial e de promoção, algum deles integrando Motion Graphics. Estes trabalhos permitiram contribuir para investigar as diversas formas e cenários da comunicação dos Media Digitais onde os Motion Graphics se podem integrar, estudando as suas estratégias e aspetos relevantes que podem beneficiar uma marca ou empresa. Adicionalmente, foi feito um levantamento teórico e um estudo de casos, no sentido de contribuir para perceber “Como o Motion Graphics pode ser aproveitado nos diferentes cenários da comunicação e Media Digitais?” Foi utilizada uma metodologia não-intervencionista e intervencionista, respetivamente através do estudo de casos de uso de Motion Graphics, e subsequente aplicação dos conhecimentos e estratégias analisadas, adaptando-as à natureza de cada projeto, no estágio realizado na empresa Grupo de Medios de TV. Este estudo permitiu perceber como o Motion Graphics pode enriquecer as práticas de comunicação e também oferecer novas oportunidades de interação e envolvimento do público num cenário digital que integra um contexto cada vez mais competitivo.
Abstracts: In the current Digital Era, the advancement of digital technologies and the growing interest in dynamic visual content (driven by the immeasurable daily reception of information and content) have transformed the way communication is carried out and the nature of digital multimedia content. In this context, Motion Graphics – a form of Animation that differs from classic Animation – has established itself as a powerful tool in communication and digital marketing strategies, creating countless possibilities and opportunities for content development. The ability to transform complex information into visible, easy-to-understand visual messages makes it particularly effective in an information-saturated environment where the audience's attention is fleeting. In this context, an eight-month internship was carried out at the company Grupo de Meios de TV, where several audiovisual projects were developed - integrated in the area of communication, animation, advertising and branding, in a commercial and promotional context, some of them integrating Motion Graphics. These works made it possible to contribute to investigating the different forms and scenarios of Digital Media communication where Motion Graphics can be integrated, studying their strategies and relevant aspects that can benefit a brand or company. Furthermore, it was made a theoretical and case studies, in order to contribute to understanding “How can Motion Graphics be used in different communication and Digital Media scenarios?” A non-interventionist and interventionist methodology was used, respectively through the study of Motion Graphics use cases, and subsequent application of proven knowledge and strategies, adapting them to the nature of each project, in the internship carried out at the company Grupo de Medios de TV . This study allowed us to understand how Motion Graphics can enrich communication practices and also offer new opportunities for public interaction and engagement in a digital scenario that is part of an increasingly competitive context.

Description

Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Produção para Média Digitais.

Keywords

Motion graphics Comunicação Público Media digitais Comunication Audience Digital media

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue