Repository logo
 
Publication

Universidades Senióres em Portugal e o uso das tecnologias digitais: inclusão digital e social

dc.contributor.authorBarros, Daniela
dc.contributor.authorNobre, Ana
dc.contributor.authorGil, Henrique
dc.contributor.authorMora, António
dc.contributor.authorMacedo, Carla
dc.date.accessioned2021-01-07T11:31:10Z
dc.date.available2021-01-07T11:31:10Z
dc.date.issued2020
dc.description.abstractEste artigo baseia-se na investigação do uso das tecnologias digitais no contexto das principais Universidades de Seniores em Portugal, mais conhecidas no Brasil como Universidade para a Terceira Idade. O principal objetivo do trabalho realizado é analisar o uso de tecnologias digitais, na vida pessoal dos idosos, na qualidade de vida e na inclusão digital e social, identificando também as aplicações tecnológicas mais utilizadas em duas das principais universidades seniores na região de Lisboa. A metodologia de investigação foi de natureza quantitativa e qualitativa, com a recopilação de dados da aplicação de instrumentos de recolha aos alunos das universidades: Universidade Sênior de Almada e Universidade Don Sancho, ambas na região de Lisboa. Como resultado dessa investigação, verificamos que os seniores quando buscam conhecimento tecnológico sentem-se mais autônomos e confiantes na procura de informações, nas diversas formas de comunicação entre familiares e amigos e, em consequência, a diminuição da solidão e o aumento da qualidade de vida e da sustentabilidade socioeconômica.pt_PT
dc.description.abstractThis study the analysis of education as an individual investment. Economic studies on the subject gave rise to the theory of human capital, in which education is considered an investment. Therefore, an individual with higher schooling and qualification may be more productive and have greater economic and financial benefits. The general purpose of this research was to identify and analyze the impact of vocational education at the technical level offered by the Federal Institute of Brasília (IFB) on the probability of students’ later integration into the working world and on the income of those who graduated between 2016 and 2017 in Biomedical Equipment Technician and Work Safety Technician. For the study, a questionnaire was applied among the graduates of these courses. It was answered by 52.38% of the chosen group. The parameters for the econometric model were estimated by the probit regression. The results indicate that acting in the technical training area increases the probability of obtaining greater economic and financial gains.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationBarros, D., Ferreira, A., Gil, H., Mora, A., & Macedo, C. (2020). Universidades Senióres em Portugal e o uso das tecnologias digitais: inclusão digital e social. Educação em Foco, v. 23, n. 41, pp. 446-461.pt_PT
dc.identifier.eissn2317-0093
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.11/7397
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/issue/archivept_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectUniversidades Seniorespt_PT
dc.subjectTecnologias Digitaispt_PT
dc.subjectInclusão Digital e Socialpt_PT
dc.subjectSeniors Universitypt_PT
dc.subjectDigital Technologypt_PT
dc.subjectSocial and Digital Inclusionpt_PT
dc.titleUniversidades Senióres em Portugal e o uso das tecnologias digitais: inclusão digital e socialpt_PT
dc.title.alternativeSenior Universities in Portugal and the use of digital tecnology: social and digital inclusionpt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceBelo Horizonte (MG)pt_PT
oaire.citation.endPage461pt_PT
oaire.citation.issue41pt_PT
oaire.citation.startPage446pt_PT
oaire.citation.titleEducação em Focopt_PT
oaire.citation.volume23pt_PT
person.familyNameGil
person.givenNameHenrique Manuel Pires Teixeira
person.identifier.ciencia-idFD17-9B0F-0F7F
person.identifier.orcid0000-0001-9280-8872
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublicationfb26124a-37bf-4a25-b247-b5ebc3031799
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryfb26124a-37bf-4a25-b247-b5ebc3031799

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Artigo de Revista_Educação em FOCO_dezembro_2020.pdf
Size:
298.15 KB
Format:
Adobe Portable Document Format