Repository logo
 
Publication

O MP4 como parte integrante da aprendizagem do violino

datacite.subject.fosDomínio/Área Científica : Humanidadespt_PT
dc.contributor.advisorGil, Henrique Manuel Pires Teixeira
dc.contributor.advisorLadeira, Pedro Miguel Reixa
dc.contributor.authorSouza, António Bernardo Pinheiro de Saldanha Oliveira e
dc.date.accessioned2020-08-12T14:42:32Z
dc.date.available2020-08-12T14:42:32Z
dc.date.issued2020
dc.date.submitted2020
dc.descriptionDissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música - Instrumento e Música de Conjunto.
dc.description.abstractO presente relatório de estágio é o resultado de uma investigação que compreendeu dois momentos. O primeiro, a Prática de Ensino Supervisionada, que foi realizada no decorrer do ano letivo 2016/2017 e o segundo, a investigação que aborda a inclusão de tecnologias digitais, mais concretamente as gravações em formato MP4, no contexto de ensino/aprendizagem do violino com o intuito de averiguar a sua validade quando aplicadas neste contexto. Para o efeito, foi feito um enquadramento teórico que incluiu a importância das tecnologias no ensino da música e, em particular, a utilização de ficheiros em formato MP4. É também feita menção ao método Suzuki por ser o método de ensino de violino utilizado na lecionação das aulas descritas que foram objeto de investigação. A investigação foi de cariz qualitativo, com um estudo de caso que incidiu sobre uma aluna em fase de iniciação de aprendizagem do instrumento (6 anos), tendo esta sido monitorizada ao longo de um ano letivo por meio de gravações de vídeo (trocadas entre o professor e os pais da aluna) das suas sessões de estudo com vista à melhoria do rendimento da sua performance, onde se incluiu o processo de ensino e de aprendizagem. Das atividades práticas foi possível verificar um desempenho positivo por parte da aluna e um aumento no seu sentido crítico, pelo cuidado que demonstrou na seleção dos vídeos a enviar para o professor. Foi recolhido o testemunho dos pais da aluna, os quais evidenciaram a mais valia da utilização deste suporte digital na aprendizagem do violino por parte da sua educanda. Foram feitos questionários a professores e alunos de violino, 40 questionários a cada grupo, onde se verificou que ambos os grupos eram favoráveis à utilização das tecnologias digitais. Contudo, verificou-se que a predisposição dos alunos para a utilização de tecnologias era superior à dos professores. Com a análise dos dados, pode-se concluir que a utilização de um suporte digital MP4 pode promover uma maior qualidade quer no ensino quer na aprendizagem do violino.pt_PT
dc.description.abstractAbstract : The following work is the result of an investigation which comprehended to distinct moments. The first one being a Supervised Teaching Practice, occurred during the 2016/2017 academic year. The second, is an investigation concerning the use of digital technologies (mainly MP4 recordings) in the teaching/learning process of the violin and its benefits. For this purpose, a theoretical research was made including the importance of the use of digital technologies in musical teaching, and the use of the MP4 file format in particular. There is also a mention to the Suzuki method since it is the teaching method used with the student mentioned in the investigation. This qualitative character investigation presents a case study of a 6-yearold student in her first year of violin learning. She was followed during the course of an academic year and MP4 recordings were shared between her parents and her teacher in order to help her improve the results of her study sessions. From the practical activities, it was possible to verify a positive development of the student’s capabilities and also an increase of her critical ability, as she chose carefully the best recordings to send. A testimonial from her parents shows the benefits in the usage of digital technologies in the learning process of their daughter. Questionnaires were made to violin teachers and students (each group containing 40 elements) in which was possible to verify that both are predisposed to the use of digital technologies. However, the students seem to be more inclined to the use of digital technologies than teachers. With this data analysis, it is possible to conclude that the use of an MP4 digital support can promote a better quality in the teaching/learning process of the violin.pt_PT
dc.identifier.tid202509702
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.11/7219
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectAprendizagem do violinopt_PT
dc.subjectEnsino do violinopt_PT
dc.subjectMétodo Suzukipt_PT
dc.subjectMP4pt_PT
dc.subjectTecnologias digitaispt_PT
dc.subjectViolin learningpt_PT
dc.subjectViolin teachingpt_PT
dc.subjectSuzuki methodpt_PT
dc.subjectDigital technologiespt_PT
dc.titleO MP4 como parte integrante da aprendizagem do violinopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ensino de Música - Instrumento e Música de Conjuntopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Antonio_Souza.pdf
Size:
6.44 MB
Format:
Adobe Portable Document Format