Repository logo
 
Publication

Desenho metodológico de um estudo sobre o conhecimento pedagógico do conteúdo de professores e a qualidade do ensino na disciplina de química com a 7ª classe no sistema educativo angolano

dc.contributor.authorBaca, Laurinda
dc.contributor.authorPaixão, Fátima
dc.contributor.authorOnofre, Marcos
dc.date.accessioned2010-11-11T15:57:01Z
dc.date.available2010-11-11T15:57:01Z
dc.date.issued2009
dc.description.abstractA comunicação apresentará os pressupostos e desenho de uma investigação que se está a implementar sobre o ensino da Química em Angola. Tendo em conta a trajectória histórica no ensino da Química onde se revelam várias debilidades e cuja solução, cremos com base na investigação existente, passa pela qualificação do professor nas suas práticas de ensino que se reflectem directamente nas aprendizagens por parte dos alunos, estamos a levar a efeito um estudo com os seguintes objectivos; a) identificar o tipo de conhecimento pedagógico mais associado à promoção da qualidade do ensino da disciplina de química da 7ª classe; b) caracterizar as concepções sobre a disciplina e a sua aprendizagem, as opções de planeamento e acção de ensino que caracterizam o conhecimento pedagógico do conteúdo dos professores de química na 7ª classe das escolas de Angola; c) caracterizar as relações entre este conhecimento e os indicadores de qualidade de ensino; d) analisar o Ensino-Aprendizagem da química na intervenção dos professores peritos. O estudo foi organizado para testar a hipótese de que professores peritos apresentam um conhecimento pedagógico do conteúdo valorizador de pedagogias mais activas, promotoras da realização da aprendizagem dos alunos a partir de experiências práticas ligadas ao quotidiano dos mesmos e resultados de aprendizagem dos alunos com melhor qualidade. Na comunicação apresentam-se as opções metodológicas da pesquisa que apresenta um cariz exploratório e interpretativo, assumindo-se como um estudo multicaso de 16 professores peritos de Química e do seu trabalho no ensino-aprendizagem das reacções químicas com as respectivas turmas da 7ª classe, envolvendo o recurso a metodologias de recolha e tratamento de informação de natureza quantitativa e qualitativa.por
dc.description.sponsorshipFundação para a Ciência e Tecnologia. Centro de Investigação Didáctica e Tecnologia na Formação de Formadores - Universidade de Aveiro. Instituto Politécnico de Castelo Branco.por
dc.identifier.citationBACA, Laurinda ;PAIXÂO, Fátima ; ONOFRE, Marcos (2009) - Desenho metodológico de um estudo sobre o conhecimento pedagógico do conteúdo de professores e a qualidade do ensino na disciplina de química com a 7ª classe no sistema educativo angolano. In XIII Encontro Nacional de Educação em Ciências, Castelo Branco, 24-26 de Setembro - Educação e Formação : Ciência, Cultura e Cidadania : actas. ISBN 978-989-95831-2-2.Castelo Branco. p. 750-760.por
dc.identifier.isbn978-989-95831-2-2
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.11/433
dc.language.isoporpor
dc.publisherEscola Superior de Educação - Instituto Politécnico de Castelo Brancopor
dc.subjectConhecimento didáctico do conteúdopor
dc.subjectEnsino da químicapor
dc.subjectQualidade do ensinopor
dc.titleDesenho metodológico de um estudo sobre o conhecimento pedagógico do conteúdo de professores e a qualidade do ensino na disciplina de química com a 7ª classe no sistema educativo angolanopor
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceCastelo Brancopor
oaire.citation.endPage760por
oaire.citation.startPage750por
person.familyNamePaixão
person.givenNameFátima
person.identifier.ciencia-idDD12-8B3A-A2BE
person.identifier.orcid0000-0002-8026-4633
person.identifier.scopus-author-id14828264600
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typeconferenceObjectpor
relation.isAuthorOfPublication97127deb-7ec8-4e25-b31f-099cb08c96a0
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery97127deb-7ec8-4e25-b31f-099cb08c96a0

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
SC14_4Comunica_750-760.pdf
Size:
53.58 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: