Repository logo
 
Publication

Fundamentos didatológicos para a construção de unidades curriculares integradas

dc.contributor.authorPais, António
dc.date.accessioned2024-04-10T10:11:11Z
dc.date.available2024-04-10T10:11:11Z
dc.date.issued2012
dc.description.abstractNeste trabalho, com base na análise de diferentes formas de conceber e entender a integração didática na perspetiva curricular portuguesa e da consideração do trinómio didático - globalização da aprendizagem / motivação / ensino e aprendizagem integrados nos primeiros anos de escolaridade –, propomos, do ponto de vista científico - didático, uma reflexão sobre os princípios e fundamentos da sequenciação didática e da construção de unidades didáticas integradoras, com o objetivo de dar contributos significativos para que, desde a formação de professores, se possam criar bases teórico-práticas de definição de percursos de ensino e aprendizagem com potencial efetivo de integração nas dimensões epistemológica e curricular.pt_PT
dc.description.abstractAbstract: In this study, based on an analysis of the different ways of creating and understanding the integration of didactics into the Portuguese curricular perspective and in considering the didactic trinomial – globalization of learning / motivation / integrated teaching and learning in the first years of schooling -, we propose, from a scientific-didactic point of view, a reflection on the principles and foundations of didactic sequencing and the construction of integrative didactic units. In this way we hope to make a significant contribution, so that, from the teacher education stage, theory-practice bases of teaching and learning trajectory definitions with effective potential for integration can be created in the epistemological and curricular dimensions.pt_PT
dc.description.abstractRésumé: Dans ce travail, à partir de l’analyse des différentes façons de concevoir et entendre l’intégration didactique dans la perspective curriculaire portugaise et de la considération du trinôme didactique : globalisation de l’apprentissage/ motivation/enseignement et apprentissage intégrés dans les premières années de scolarité – nous proposons, du point de vue scientifico-didactique, une réflexion sur les principes et fondements de la progression didactique et de la construction d’unités didactiques intégratrices, ayant comme objectif d’apporter une contribution significative pour que, dès la formation de professeurs, puissent être créées des bases théorico- pratiques de définition de parcours d’enseignement et apprentissage avec un potentiel effectif d’intégration dans les dimensions épistémologique et curriculaire.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationPAIS, António Pereira (2012). Fundamentos didatológicos para a construção de unidades curriculares integradas. In Da investigação às práticas. 2:2. p. 37-52. DOI: https://doi.org/10.25757/invep.v2i2.49pt_PT
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.25757/invep.v2i2.49pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.11/8964
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_PT
dc.subjectIntegração curricularpt_PT
dc.subjectUnidade didáticapt_PT
dc.subjectDidatologiapt_PT
dc.subjectCurricular Integrationpt_PT
dc.subjectDidactic Unit Projectpt_PT
dc.subjectDidactological Reasoningpt_PT
dc.subjectIntégration curriculairept_PT
dc.subjectUnité didactiquept_PT
dc.subjectDidactologiept_PT
dc.titleFundamentos didatológicos para a construção de unidades curriculares integradaspt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.endPage52pt_PT
oaire.citation.issue2pt_PT
oaire.citation.startPage37pt_PT
oaire.citation.titleDa Investigação às práticaspt_PT
oaire.citation.volume2pt_PT
person.familyNamePais
person.givenNameAntónio
person.identifier.orcid0000-0001-9240-0682
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication772c2a20-8a92-47b7-b72a-eee5d53f3ffe
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery772c2a20-8a92-47b7-b72a-eee5d53f3ffe

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
UNIDADES_DIDATICAS_INTEGRADAS_APAIS.pdf
Size:
210.95 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
2.02 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: