Publication
Proposição de uma sequência didática baseada no pensamento computacional para idosos
dc.contributor.author | Oliveira Jr., Emerson | |
dc.contributor.author | Bertolli, Luisa de | |
dc.contributor.author | Marchi, Ana Carolina de | |
dc.contributor.author | Pasqualotti, Adriano | |
dc.contributor.author | Gil, Henrique | |
dc.date.accessioned | 2024-01-03T13:41:30Z | |
dc.date.available | 2024-01-03T13:41:30Z | |
dc.date.issued | 2023 | |
dc.description.abstract | This article proposes a didactic sequence based on the assumptions of computational thinking for older adults. The method used involved defining, applying, and evaluating a didactic sequencestructured in ten experiences. The development of experiences occurred once a week, lasting 90 minutes, for seven months. The didactic sequence was elaborated with several activities that were carried out through the block programming language Scratch. The main result points out that it is possible to use computational thinking in pedagogical activities for older adultsresulting in cognitive gains and greater socialization. | pt_PT |
dc.description.abstract | Este artigo apresenta a proposição de uma sequência didática baseada nos pressupostos do pensamento computacional para pessoas idosas. O método empregado envolveu a definição, aplicação e avaliação de uma sequência didática, estruturada em dez vivências. O desenvolvimento das vivências ocorreu com uma periodicidade de uma vez por semana, com duração de 90 minutos, por sete meses. A sequência didática foi elaborada com diversas atividades que foram realizadas por meio da linguagem de programação de blocos Scratch. O principal resultado aponta que é possível utilizar o pensamento computacional em atividades pedagógicas para as pessoas idosas, acarretando ganhos cognitivos e maior socialização. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Oliveira Jr., E., De Bertoli, L., De Marchi, A., Pasqualotti, A. & Gil, H. (2023). Proposição de uma sequência didática baseada no pensamento computacional para idosos0. In Anais do Congresso Brasileiro de Informática na Educação - CBIE 2023 – Sociedade Brasileira de Computação (pp. 1536-1545). Porto Alegre: Brasil https://sol.sbc.org.br/index.php/sbie/article/view/26776/26595 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.11/8762 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | CBIE 2023 – Sociedade Brasileira de Computação | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Older adult | pt_PT |
dc.subject | Computacional thinking | pt_PT |
dc.subject | Scratch | pt_PT |
dc.subject | Cognition | pt_PT |
dc.subject | Socialization | pt_PT |
dc.subject | Pessoas idosas | pt_PT |
dc.subject | Pensamento computacional | pt_PT |
dc.subject | Cognição | pt_PT |
dc.subject | Socialização | pt_PT |
dc.title | Proposição de uma sequência didática baseada no pensamento computacional para idosos | pt_PT |
dc.type | conference object | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Porto Alegre - Brasil | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 1545 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 1536 | pt_PT |
oaire.citation.title | Anais do Congresso Brasileiro de Informática na Educação - CBIE 2023 – Sociedade Brasileira de Computação | pt_PT |
person.familyName | Gil | |
person.givenName | Henrique Manuel Pires Teixeira | |
person.identifier.ciencia-id | FD17-9B0F-0F7F | |
person.identifier.orcid | 0000-0001-9280-8872 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | conferenceObject | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | fb26124a-37bf-4a25-b247-b5ebc3031799 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | fb26124a-37bf-4a25-b247-b5ebc3031799 |