Repository logo
 
Publication

LIRE 2.0 : promoção da leitura e TIC

dc.contributor.authorPais, António
dc.contributor.authorGil, Henrique
dc.contributor.authorMorgado, Margarida
dc.date.accessioned2017-03-22T11:59:31Z
dc.date.available2017-03-22T11:59:31Z
dc.date.issued2016
dc.description.abstractOs resultados apresentados no âmbito do PISA (Programa Internacional de Avaliação dos Alunos) vieram mostrar que cerca de 20% dos adultos não possuem competências associadas às literacias de leitura que têm como principal consequência uma deficiente inclusão social. Neste contexto é ainda estimado que cerca de 73 milhões de europeus não possuem qualificações para além do ensino secundário, as quais podem ser o resultado da inexistência de níveis mais elevados de literacia. Mas esta preocupação é acentuada pelo facto de relatórios da OCDE terem vindo a demonstrar que os jovens de 15 anos possuem níveis elementares de competências de leitura o que os irá penalizar na progressão dos seus estudos. Apesar de terem vindo a ser fetos esforços para inverter esta realidade, os resultados têm sido escassos. Neste sentido, o Projeto LiRe 2.0 (Lifelong Readers 2.0), financiado pelo programa Erasmus+, tem como principal objetivo promover métodos pedagógicos inovadores que assentem nas TIC (Tecnologias da Informação e da Comunicação) e, em particular na Web 2.0, a fim de se poderem vir a implementar estratégias de promoção de leitura. O presente artigo visa a apresentação de uma revisão de literatura acerca das iniciativas e dos projetos nacionais relacionados com a promoção da leitura com recurso à utilização das TIC e da web 2.0, que tem vindo a ser realizada em Portugal. Desta metodologia de levantamento do estado da arte faz também parte a realização de entrevistas em focus groups com alunos e professores que se pronunciaram sobre os seus hábitos de leitura e a sua relação com as TIC neste contexto. A comunicação releva alguns dos projetos e práticas de sucesso no âmbito da promoção da leitura com recurso às TIC e propõe abordagens à integração da web 2.0 que levem a um incremento da leitura por parte dos jovens e dos adultos.pt_PT
dc.description.abstractPISA results show that 20% of all adults do not possess adequate reading skills and are therefore at risk of social exclusion. It is estimated that about 73 million European have not been educated beyond secondary level, which may well be read as a consequence of low literacy levels. This trend is further reinforced by the fact that OECD reports have demonstrated that 15-year-olds possess only basic reading competence, which determines low school progression and low academic achievement. Efforts to contradict this trend have been fruitless so far or yielded only slight positive results. The Erasmus+ co-funded European project LiRe 2.0 (Lifelong Readers 2.0), wishes to respond to this need by creating innovative ICT-based teaching that primarily focuses on Web 2.0 resources, to enhance the reading skills of young people. This paper offers a state of the art reflection on Reading promotion through ICT and web2.0 in Portugal; insights on the responses yielded through focus groups interviews with students and teachers on reading habits and their rapport to ICT; as well as some projects and practices that have been successful for reading promotion through ICT and web2.0 resources and applications that have enhanced reading among young peoplept_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationPAIS, António ; GIL, Henrique ; MORGADO, Margarida (2016) - LIRE 2.0 : promoção da leitura e TIC. In Congresso SPCE, 13, Viseu, 6-8 de outubro – Fronteiras, diálogos e transições na educação : atas. Viseu : ESEV. p. 1553-1564.pt_PT
dc.identifier.isbn978-989-96261-6-4
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.11/5479
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherEscola Superior de Educação de Viseupt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectLiteracia de leiturapt_PT
dc.subjectLeitura digitalpt_PT
dc.subjectTICpt_PT
dc.subjectWeb 2.0pt_PT
dc.subjectReading literacypt_PT
dc.subjectDigital Readingpt_PT
dc.subjectICTpt_PT
dc.subjectWeb 2.0pt_PT
dc.titleLIRE 2.0 : promoção da leitura e TICpt_PT
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceViseupt_PT
oaire.citation.endPage1564pt_PT
oaire.citation.startPage1553pt_PT
oaire.citation.titleAtas XIII Congresso SPCEpt_PT
person.familyNamePais
person.familyNameGil
person.familyNameMorgado
person.givenNameAntónio
person.givenNameHenrique Manuel Pires Teixeira
person.givenNameMargarida
person.identifier.ciencia-idFD17-9B0F-0F7F
person.identifier.orcid0000-0001-9240-0682
person.identifier.orcid0000-0001-9280-8872
person.identifier.orcid0000-0002-3651-3030
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typeconferenceObjectpt_PT
relation.isAuthorOfPublication772c2a20-8a92-47b7-b72a-eee5d53f3ffe
relation.isAuthorOfPublicationfb26124a-37bf-4a25-b247-b5ebc3031799
relation.isAuthorOfPublicationd8827cf1-c2e3-4c37-8c3a-2c04be089d58
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery772c2a20-8a92-47b7-b72a-eee5d53f3ffe

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
LIRE 2.0 Promoção da leitura.pdf
Size:
712.56 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
2.02 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: