Publication
LIRE 2.0 : promoção da leitura e TIC
dc.contributor.author | Pais, António | |
dc.contributor.author | Gil, Henrique | |
dc.contributor.author | Morgado, Margarida | |
dc.date.accessioned | 2017-03-22T11:59:31Z | |
dc.date.available | 2017-03-22T11:59:31Z | |
dc.date.issued | 2016 | |
dc.description.abstract | Os resultados apresentados no âmbito do PISA (Programa Internacional de Avaliação dos Alunos) vieram mostrar que cerca de 20% dos adultos não possuem competências associadas às literacias de leitura que têm como principal consequência uma deficiente inclusão social. Neste contexto é ainda estimado que cerca de 73 milhões de europeus não possuem qualificações para além do ensino secundário, as quais podem ser o resultado da inexistência de níveis mais elevados de literacia. Mas esta preocupação é acentuada pelo facto de relatórios da OCDE terem vindo a demonstrar que os jovens de 15 anos possuem níveis elementares de competências de leitura o que os irá penalizar na progressão dos seus estudos. Apesar de terem vindo a ser fetos esforços para inverter esta realidade, os resultados têm sido escassos. Neste sentido, o Projeto LiRe 2.0 (Lifelong Readers 2.0), financiado pelo programa Erasmus+, tem como principal objetivo promover métodos pedagógicos inovadores que assentem nas TIC (Tecnologias da Informação e da Comunicação) e, em particular na Web 2.0, a fim de se poderem vir a implementar estratégias de promoção de leitura. O presente artigo visa a apresentação de uma revisão de literatura acerca das iniciativas e dos projetos nacionais relacionados com a promoção da leitura com recurso à utilização das TIC e da web 2.0, que tem vindo a ser realizada em Portugal. Desta metodologia de levantamento do estado da arte faz também parte a realização de entrevistas em focus groups com alunos e professores que se pronunciaram sobre os seus hábitos de leitura e a sua relação com as TIC neste contexto. A comunicação releva alguns dos projetos e práticas de sucesso no âmbito da promoção da leitura com recurso às TIC e propõe abordagens à integração da web 2.0 que levem a um incremento da leitura por parte dos jovens e dos adultos. | pt_PT |
dc.description.abstract | PISA results show that 20% of all adults do not possess adequate reading skills and are therefore at risk of social exclusion. It is estimated that about 73 million European have not been educated beyond secondary level, which may well be read as a consequence of low literacy levels. This trend is further reinforced by the fact that OECD reports have demonstrated that 15-year-olds possess only basic reading competence, which determines low school progression and low academic achievement. Efforts to contradict this trend have been fruitless so far or yielded only slight positive results. The Erasmus+ co-funded European project LiRe 2.0 (Lifelong Readers 2.0), wishes to respond to this need by creating innovative ICT-based teaching that primarily focuses on Web 2.0 resources, to enhance the reading skills of young people. This paper offers a state of the art reflection on Reading promotion through ICT and web2.0 in Portugal; insights on the responses yielded through focus groups interviews with students and teachers on reading habits and their rapport to ICT; as well as some projects and practices that have been successful for reading promotion through ICT and web2.0 resources and applications that have enhanced reading among young people | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | PAIS, António ; GIL, Henrique ; MORGADO, Margarida (2016) - LIRE 2.0 : promoção da leitura e TIC. In Congresso SPCE, 13, Viseu, 6-8 de outubro – Fronteiras, diálogos e transições na educação : atas. Viseu : ESEV. p. 1553-1564. | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 978-989-96261-6-4 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.11/5479 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Escola Superior de Educação de Viseu | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Literacia de leitura | pt_PT |
dc.subject | Leitura digital | pt_PT |
dc.subject | TIC | pt_PT |
dc.subject | Web 2.0 | pt_PT |
dc.subject | Reading literacy | pt_PT |
dc.subject | Digital Reading | pt_PT |
dc.subject | ICT | pt_PT |
dc.subject | Web 2.0 | pt_PT |
dc.title | LIRE 2.0 : promoção da leitura e TIC | pt_PT |
dc.type | conference object | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Viseu | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 1564 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 1553 | pt_PT |
oaire.citation.title | Atas XIII Congresso SPCE | pt_PT |
person.familyName | Pais | |
person.familyName | Gil | |
person.familyName | Morgado | |
person.givenName | António | |
person.givenName | Henrique Manuel Pires Teixeira | |
person.givenName | Margarida | |
person.identifier.ciencia-id | FD17-9B0F-0F7F | |
person.identifier.orcid | 0000-0001-9240-0682 | |
person.identifier.orcid | 0000-0001-9280-8872 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-3651-3030 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | conferenceObject | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 772c2a20-8a92-47b7-b72a-eee5d53f3ffe | |
relation.isAuthorOfPublication | fb26124a-37bf-4a25-b247-b5ebc3031799 | |
relation.isAuthorOfPublication | d8827cf1-c2e3-4c37-8c3a-2c04be089d58 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 772c2a20-8a92-47b7-b72a-eee5d53f3ffe |