Autores
Orientador(es)
Resumo(s)
Durante a última década tem-se verificado um aumento das taxas de resistência antimicrobiana dos principais agentes patogénicos, sobretudo em bactérias de gram negativo (K. pneumoniae, E. coli e P. aeruginosa). Infeções complicadas por isolados multirresistentes
(MDR), extremamente resistentes (XDR) e completamente resistentes (PDR - Pandrug-resistant) são cada vez mais frequentes, e por isso difíceis de tratar. O consumo exagerado e inapropriado de antibióticos tanto na medicina humana como animal tem sido reconhecido como uma das origens do problema, constituindo um importante fator de pressão seletiva conducente à emergência e disseminação de bactérias resistentes e/ou genes de resistência aos antibióticos.O impacto clínico da resistência antimicrobiana requer o estudo dos mecanismos implicados de modo a contribuir para uma adequação rápida e dirigida do tratamento assim como para o seguimento e controlo epidemiológico. O laboratório de microbiologia representa portanto um papel de vital importância.
Descrição
Palavras-chave
Resistência aos antibióticos Critérios de antibiograma
Contexto Educativo
Citação
FREITAS, Francisco; MACHADO, José (2012) - Resistência aos antibióticos: uma ameaça crescente a nível europeu. Bioanálise. ISSN 1646-1266. Ano IX, nº 1 p. 6-7.
Editora
Sociedade Portuguesa de Bioanalistas Clínicos
