Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

O contributo da utilização do QR Code no 1.º Ciclo do Ensino Básico

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
O contributo da utilização_.pdf615.8 KBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

As Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) têm-se tornado um elemento constituinte da aprendizagem. Neste sentido, os professores devem proporcionar, a todos os alunos, as mesmas oportunidades e condições a nível de literacia digital, nomeadamente através de novas e diferentes abordagens dos conteúdos. Para o efeito, foi realizada uma investigação que pretendeu estudar as potencialidades do «QR Code» no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada tendo-se envolvido uma turma de alunos do 4º ano de escolaridade de uma Escola Básica de Castelo Branco. Os principais objetivos desta investigação assentaram na promoção da utilização das TIC, na reflexão das suas potencialidades do «QR Code», em contexto educativo e da sua integração nas planificações da Prática de Ensino Supervisionada. Foi realizada uma investigação de caráter qualitativo com um enfoque numa investigação-ação onde foram utilizadas técnicas de recolha de dados (observação participante, notas de campo, registos fotográficos, inquérito por questionário e a entrevista semiestruturada). Após a recolha, tratamento e análise dos dados aferiu-se que o uso da aplicação digital «QR Code» como recurso pedagógico, foi um elemento decisivo para a melhoria do desenvolvimento do vocabulário dos alunos, da produção textual, mais concretamente na redação das sinopses, na compreensão da leitura, na cooperação com os outros e no interesse sentido dos alunos perante o processo de ensino e aprendizagem
Information and Communication Technologies (ICT) have become a constituent element of learning. In this sense, teachers should provide all students with the same opportunities and conditions in terms of digital literacy, in particular through new and different approaches to content. For that purpose, an investigation was carried out that aimed to study the potential of the QR Code in the scope of Supervised Teaching Practice, involving a group of students from the 4th year of schooling at a Bran-co Castle Basic School. The main objectives of this research were to promote the use of ICT, to reflect on the potential of the QR Code in an educational context and to integrate it into the plans of the Supervised Teaching Practice. A qualitative research was carried out with a focus on an action research where data collection techniques were used (participant observation, field notes, photographic records, questionnaire survey and semi-structured interview). After the data collection, treatment and analysis, it was verified that the use of the digital application "QR Code" as a pedagogical resource was a decisive element for the improvement of the students' vocabulary development, of textual production, more concretely in the writing of Challenges 2019: Desafios da Inteligência Artificial, Artificial Intelligence Challenges 396 the synopses , in reading comprehension, in cooperation with others and in the students' sense of interest in the teaching and learning process

Description

Keywords

1.º ciclo do ensino básico QR Code Software educacional TIC Primary education QR Code Educational software ICT

Citation

GIL, Henrique ; CARRONDO, Kristelle (2019) - O contributo da utilização do QR Code no 1.º Ciclo do Ensino Básico . In Conferência Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação,11, Braga, 13-15 de maio - Challenges 2019 : desafios da Inteligência Artificial, Artificial Intelligence Challenges : atas. Braga : Universidade do Minho. p. 395-405.

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Universidade do Minho. Centro de Competência