Repository logo
 
Publication

Sexualidade oculta? : a construção de um programa de intervenção em jovens/adultos com Dificuldade Intelectual e Desenvolvimental (DID)

datacite.subject.fosCiências Sociaispt_PT
dc.contributor.advisorColôa, Joaquim Dias
dc.contributor.advisorMesquita, Maria Helena Ferreira de Pedro
dc.contributor.authorCoixão, Catarina Alexandra Polido Sá
dc.date.accessioned2024-05-23T13:15:40Z
dc.date.available2024-05-23T13:15:40Z
dc.date.issued2024
dc.descriptionDissertação apresentada à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Educação Especial – Domínio Cognitivo e Motor.pt_PT
dc.description.abstractO tema do presente estudo, sexualidade e dificuldade intelectual e desenvolvimental (DID), apresenta-se como um assunto pouco debatido pois aborda um duplo preconceito estigmatizador, envolto, por vezes, por mitos e crenças da nossa sociedade. Nos nossos dias, as pessoas com DID, ainda sofrem muitos preconceitos, principalmente na área da sexualidade, que é algo intrínseco a qualquer ser humano, com ou sem deficiência. Na consciência humana, estas pessoas não têm direito a usufruir da sua sexualidade, esquecendo-nos que são seres com necessidades afetivo-sexuais, desejos, impulsos que devem ser aceites e trabalhados, quer pela família, quer por professores/técnicos que com eles trabalhem. Embora exista já em Portugal, um quadro político e legal que prevê a educação sexual (ES) nas escolas, a adaptação de conteúdos e metodologias para pessoas com DID ou outra necessidade de educação especial (NEE) é escassa, o que leva a que professores/técnicos não tenham os conhecimentos e ferramentas necessárias para trabalharem a área da sexualidade com estas pessoas. Acreditando que uma ES inclusiva pode desenvolver a capacidade de relacionamento, aumentar a autoestima e melhorar a inclusão na comunidade, desenvolvemos este trabalho. com o principal objetivo de criarmos um programa de educação sexual adaptado a jovens/adultos com DID, com base nos seus conhecimentos e necessidades. Para o efeito escolhemos como participantes, um grupo de sete jovens/adultos com DID, com uma média de idade de trinta e um anos, inseridos num Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão (CACI), numa zona rural, do distrito da Guarda. Usámos uma metodologia qualitativa, recolhendo toda a informação necessária através da análise documental, da entrevista semiestruturada, da observação direta/participativa, da consulta de dossiers biográficos e notas de campo. Os resultados obtidos revelam que os conhecimentos destes jovens/adultos são básicos e insuficientes no campo da sexualidade, o que não lhes permite um total usufruto da mesma e, ainda, os expõe a situações de risco. Estes pressupostos possibilitaram a construção do programa de ES apresentado, constituído por temas e sessões com diversas atividades, adaptadas às suas capacidades cognitivas.pt_PT
dc.description.abstractAbstract: The theme of this study, sexuality and intellectual and developmental difficulties (IDD), is a subject that is rarely debated as it addresses a stigmatizer double prejudice, sometimes surrounded by myths and beliefs in our society. Nowadays, people with DID still suffer a lot of prejudice, especially in the area of sexuality, which is something intrinsic to any human being, with or without disabilities. In human consciousness, this population does not have the right to enjoy their sexuality, forgetting that they are beings with affective-sexual needs, desires, impulses that must be accepted and worked on, either by the family or by teachers/technicians who work with them. Although a political and legal framework already exists in Portugal that provides for sexual education (SE) in schools, the adaptation of content and methodologies for people with DID or other special education needs (SEN) is scarce, which leads to teachers /technicians not having the necessary knowledge and tools to work in the area of sexuality with this population. Believing that an inclusive higher education can develop their relationship skills, increase their self-esteem and improve their integration into the community, we developed this work with the main objective of creating a sexual education program adapted to young people/adults with DID, based on their knowledge and needs, we chose as participants, a group of seven young people/adults with DID, with an average age of thirty-one years inserted in an Activities and Training Center for Inclusion (CACI), in a rural area, in the district of Guarda. We used a qualitative methodology, collecting all the necessary information through documentary analysis, semi-structured interviews, direct/participatory observation, consultation of biographical dossiers and field notes. The results obtained reveal that the knowledge of these young adults is basic and insufficient in the field of sexuality, which does not allow them to fully enjoy it and, furthermore, exposes them to risky situations. These assumptions enabled the development of the presented SE program, consisting of themes and sessions with various activities adapted to their cognitive abilities.pt_PT
dc.identifier.tid203612191pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.11/8990
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectDificuldade Intelectual e Desenvolvimental (DID)pt_PT
dc.subjectSexualidadept_PT
dc.subjectPrograma de educação sexualpt_PT
dc.subjectJovens/Adultospt_PT
dc.subjectIntellectual and Developmental Difficulties (IDD)pt_PT
dc.subjectSexualitypt_PT
dc.subjectSexuality education programpt_PT
dc.subjectYoung/Adultspt_PT
dc.titleSexualidade oculta? : a construção de um programa de intervenção em jovens/adultos com Dificuldade Intelectual e Desenvolvimental (DID)pt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Especial - Domínio Cognitivo e Motorpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Projeto FINAL após defesa WJ DEFINITIVO.pdf
Size:
35.74 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
2.02 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: