Repository logo
 
Publication

A utilização de recursos educativos digitais na escola do século xxi : novos paradigmas? novos desafios… ou uma nova ética?

dc.contributor.authorGil, Henrique
dc.contributor.authorGaspar, C.
dc.contributor.authorCunha, João
dc.contributor.authorFaustino, Joaquim
dc.contributor.authorAmbrósio, Luís
dc.date.accessioned2018-11-22T11:43:16Z
dc.date.available2018-11-22T11:43:16Z
dc.date.issued2018
dc.description.abstractA sala de aula tradicional está, aos poucos, a abrir as suas portas às tecnologias digitais, caminhando em direção à chamada sala de aula do futuro, um verdadeiro espaço de aprendizagem para o século XXI, um “laboratório de aprendizagem”. Começamos também a assistir à desmaterialização de recursos educativos tradicionais, como o manual escolar. No meio de toda esta nova realidade, os professores têm que reaprender a sua arte, assumindo a formação contínua um papel fundamental para criar condições de verdadeiro sucesso na Escola do século XXI. A sociedade atual convida, então, os professores, as crianças e jovens a reescreverem um “mundo novo”. Não obstante, tal convite exige da sociedade em geral e da escola em particular uma resposta mais sistemática e continuamente atualizada, assente numa certa “objetividade axiológica”. Neste sentido, a reflexão deverá deslocar-se, sem as anular, de questões relativas à “cidadania digital” para questões concernentes à ética prática e normativa (“ética digital”)pt_PT
dc.description.abstractThe traditional classroom is gradually opening its doors to digital technologies, moving towards the so-called classroom of the future, a true learning space for the 21st century, a "learning laboratory." We also began to see the dematerialization of traditional educational resources, such as the school manual. In the midst of this new reality, teachers have to relearn their art, with continuing education assuming a fundamental role in creating conditions for true success in the 21st Century School. Today's society invites teachers, children and young people to rewrite a "new world". Nevertheless, such an invitation demands from society in general and the school in particular a more systematic and continually updated response, based on a certain "axiological objectivity". In this sense, reflection should move, without canceling them, questions related to "digital citizenship" for questions concerning practical and normative ethics ("digital ethics").pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationGIL, Henrique [et al. ] (2018) - A utilização de recursos educativos digitais na escola do século xxi : novos paradigmas? novos desafios… ou uma nova ética?. In Congresso Internacional TIC e Educação, 5, Lisboa, 6-8 de setembro –Technology Enhanced Learning : livro de atas. Lisboa : Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. p. 431-443.pt_PT
dc.identifier.isbn978-989-8753-46-5
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.11/6271
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherInstituto de Educação da Universidade de Lisboapt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectCidadania digitalpt_PT
dc.subjectÉtica digitalpt_PT
dc.subjectManual digitalpt_PT
dc.subjectRecursos educativos digitaispt_PT
dc.subjectTabletspt_PT
dc.subjectDigital citizenshippt_PT
dc.subjectDigital ethicspt_PT
dc.subjectDigital manualpt_PT
dc.subjectDigital educational resourcespt_PT
dc.subjectTablets.pt_PT
dc.titleA utilização de recursos educativos digitais na escola do século xxi : novos paradigmas? novos desafios… ou uma nova ética?pt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.endPage443pt_PT
oaire.citation.startPage431pt_PT
oaire.citation.titleV Congresso Internacional TIC e Educaçãopt_PT
person.familyNameGil
person.givenNameHenrique Manuel Pires Teixeira
person.identifier.ciencia-idFD17-9B0F-0F7F
person.identifier.orcid0000-0001-9280-8872
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublicationfb26124a-37bf-4a25-b247-b5ebc3031799
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryfb26124a-37bf-4a25-b247-b5ebc3031799

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
A utilização de recursos educativos digitais na escola.pdf
Size:
671.51 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
2.02 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: