Repository logo
 
Publication

O desenvolvimento da reflexividade no contexto do discurso supervisivo

dc.contributor.authorAbrantes, Manuela
dc.date.accessioned2010-04-27T09:07:09Z
dc.date.available2010-04-27T09:07:09Z
dc.date.issued2005
dc.descriptionTrabalho original apresentado à Universidade de Aveiro (Departamento de Didáctica e Tecnologia Educativa, para a obtenção do grau de Doutor em Didáctica.pt
dc.description.abstractOs encontros supervisivos entre estagiários e formadores podem ser momentos privilegiados para promover o desenvolvimento profissional dos participantes. O estudo que se apresenta investigou a relação entre a competência reflexiva e de questionamento de supervisores cooperantes e estagiários, no contexto das práticas supervisivas, ao alongo de três anos, focando a atenção nas perguntas formuladas nos encontros de supervisão. As perguntas colocadas pelos estagiários nas aulas foram também objecto de análise por constituírem um dos conteúdos de reflexão-sobre-a-acção, bem como os textos narrativos escritos pelos estagiários que permitiram aceder ao seu pensamento sobre o processo vivenciado. Desenhou-se um projecto seguindo uma metodologia de investigação-acção que se desenrolou em vários ciclos de diagnóstico, planificação, acção e reflexão, no qual esteve incluído um programa de formação de cinquenta horas dirigido aos supervisores cooperantes. O programa de formação, centrado nos conceitos de reflexão e questionamento, envolveu sessões presenciais conjuntas e trabalho autónomo dos participantes, bem como a construção de materiais para aplicação na prática. O estudo, de natureza qualitativa, assumiu o formato de estudo de caso na variante multi-casos e envolveu quatro cooperantes e trinta e seis estagiários. Os dados foram recolhidos através de vários instrumentos, ao longo de três anos lectivos. A análise dos resultados foi, nalguns casos, feita a partir de instrumentos concebidos para o efeito e, sempre que possível, fez-se a triangulação dos dados. Os resultados obtidos permitem-nos concluir que a maior parte das perguntas que surgem nos encontros de supervisão são colocados pelos supervisores, sendo maioritariamente perguntas de baixo nível cognitivo, embora as de interpretação e de avaliação aconteçam quando as supervisoras cooperantes são motivadas a reflectir sobre o seu questionamento nas sessões de trabalho. Este facto leva-nos a concluir que é possível melhorar a competência de questionamento de formadores e estagiários através da formação e da interacção teoria/prática, embora seja mais fácil alterar estratégias de supervisão do que discursos. Os estagiários também podem desenvolver a sua capacidade reflexiva e competência de questionamento quando tomam consciência das suas performances e recebem feedback dos seus formadores. Acredita-se, por isso, que este estudo possa contribuir para a compreensão e novas formas de exploração do processo supervisivo, mostrando a importância da investigação-acção no desenvolvimento profissional dos professores através da melhoria da sua competência de questionamento, usando procedimentos reflexivos.pt
dc.identifier.citationABRANTES, Maria Manuela Cravo Branco Prata (2005) - O desenvolvimento da reflexividade no contexto do discurso supervisivo. Aveiro : Universidade de Aveiro. 515 p. Tese de Doutoramento.pt
dc.identifier.tid101147660
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.11/168
dc.language.isoporpt
dc.publisherUniversidade de Aveiropt
dc.subjectSupervisãopt
dc.subjectReflexãopt
dc.subjectQuestionamentopt
dc.subjectDesenvolvimento profissionalpt
dc.subjectDiscursopt
dc.subjectInvestigação-acçãopt
dc.titleO desenvolvimento da reflexividade no contexto do discurso supervisivopt
dc.typedoctoral thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceAveiropt
oaire.citation.endPage515pt
oaire.citation.startPage1pt
oaire.citation.titleO desenvolvimento da reflexividade no contexto do discurso supervisivopt
rcaap.rightsopenAccesspt
rcaap.typedoctoralThesispt

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
tese_repositorio.pdf
Size:
1.62 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.74 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: