Repository logo
 
Publication

Experiências matemáticas no Jardim do Paço : relatório de estágio

dc.contributor.authorNunes, Maria Fernanda de Bastos
dc.date.accessioned2012-03-09T17:06:18Z
dc.date.available2012-03-09T17:06:18Z
dc.date.issued2011
dc.descriptionRelatório de estágio apresentado ao Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico.por
dc.description.abstractO presente Relatório de Estágio foi elaborado no âmbito da unidade curricular de Prática Supervisionada, integrada no 1º semestre do 2º ano, do 2º ciclo de estudos, Mestrado em Educação de Infância e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, ministrado na Escola Superior de Educação de Castelo Branco. O período de estágio apresenta-se efectivamente como uma oportunidade fulcral para o desenvolvimento e experimentação de métodos, técnicas e estratégias que põem muitas vezes em questão concepções e preconceitos inerentes ao processo de ensino-aprendizagem, levando-nos à necessidade de analisar, interpretar e reflectir sobre situações e ocorrências factuais. De acordo com os princípios orientadores da acção pedagógica no 1º Ciclo (ME-DEB, 2001, p.23) o desenvolvimento da educação escolar deve, neste ciclo, promover nos alunos aprendizagens activas, significativas, diversificadas, integradas e socializadoras. Tendo por base as finalidades fundamentais do ensino da matemática (Ponte et al, 2007, p.3), desenvolveu-se um estudo incidente sobre a repercussão nas aprendizagens matemáticas do 4º Ano do 1º Ciclo da realização de situações práticas/experimentais no Jardim do Paço de Castelo Branco. A opção metodológica recaiu sobre a Investigação-Acção, tendo com técnicas de recolha de dados, a observação não participante, notas de campo, registo fotográfico, documentos de registo de actividades, textos e desenhos, entrevista semi-estruturada à professora cooperante e conversa informal com as crianças. Os resultados permitem inferir que a intenção entre estes dois espaços de educação (formal e não formal) constitui uma mais-valia na consolidação de conhecimento matemático, nas suas vertentes conceptual e procedimental, sobretudo no âmbito da Geometria e Medida, bem como, agentes catalisadores no que concerne à comunicação em matemática. Emerge igualmente deste estudo que os espaços não formais de educação são promotores de motivação, desafio e interacção social em crianças do 4º Ano do 1º Ciclo do Ensino Básico.por
dc.identifier.citationNUNES, Maria Fernanda de Bastos (2011) – Experiências Matemáticas no Jardim do Paço : relatório de estágio. Castelo Branco : IPCB. Escola Superior de Educação. 210 f. Dissertação de Mestrado.por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.11/1203
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.subjectEspaços não formais de educaçãopor
dc.subjectSimetriapor
dc.subjectGeometriapor
dc.subjectMedidapor
dc.titleExperiências matemáticas no Jardim do Paço : relatório de estágiopor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceCastelo Brancopor
oaire.citation.endPage210por
oaire.citation.titleDissertação de Mestradopor
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Relatório de Estágio Maria Fernanda.pdf
Size:
7.33 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
2.02 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: