Repository logo
 
Publication

Flexibilização de projetos curriculares de grupo: um estudo em jardins-de-infância com crianças com necessidades educativas especiais

dc.contributor.authorMesquita, Helena
dc.contributor.authorSerrano, João
dc.contributor.authorPetrica, João
dc.contributor.authorBatista, Marco
dc.contributor.authorHonório, Samuel
dc.contributor.authorRodrigues, Ana Margarida Gonçalves
dc.date.accessioned2018-09-21T08:50:39Z
dc.date.available2018-09-21T08:50:39Z
dc.date.issued2017
dc.description.abstractO presente estudo tem como finalidade analisar se as Educadoras de Infância do ensino regular, flexibilizam/adaptam nos seus Projetos Curriculares de Grupo (PCG) os conteúdos, os objetivos, as estratégias ou metodologias e os recursos, tendo em conta as Necessidades Educativas Especiais (NEE). Procede-se ao levantamento de situações atuais, nomeadamente no que se refere à prática de quatro Educadoras de Infância que exercem funções educativas com grupos de crianças que têm incluídas crianças com NEE, duas num jardim-de-infância da rede pública e duas na rede privada. Os instrumentos/técnicas de recolha de dados incidiram na análise documental dos PCG na entrevista semiestruturada às Educadoras de Infância e os dados foram tratados de acordo com a análise de conteúdo tendo em conta a definição das categorias, das unidades de significado, unidades de registo e de contextos. Concluímos que da análise aos PCG os conteúdos, as estratégias/metodologias e os objetivos são selecionados para o grupo sem mencionar especificamente as crianças com NEE. No que respeita aos recursos humanos, constata-se a falta destes, tanto na análise aos PCG como às entrevistas, daí a dificuldade de gestão e organização do trabalho educativo por parte das Educadoras nas suas práticas educativas em grupos inclusivos.pt_PT
dc.description.abstractThe purpose of this study is to analyze if Kindergarten Educators of “regular teaching” make adaptations or flexibilize their contents, objectives, strategies, methods and resources in their Group of Curriculum Projects (GCP), considering children with Special Educational Needs (SEN). Current situations are examined by analyzing the practice of four kindergarten Educators who carry out educational functions with groups of children who have SEN, two in a public kindergarten and other two in private one. Data collection instruments and/or techniques focused on documentary analysis of GCP’s in a semi-structured interview with these Educators, and data were treated according to “content analysis” taking into account the definition of categories, meaning units, registration and contexts units as well. We conclude from the analysis of GCP’s content that strategies, methods and objectives are selected for the SEN group without any properly specifications. According to human resources it’s verified the lack of these, both in the analysis of the GCP’s and also in the interviews, hence the difficulty of the management and organization of educational assessments by the Educators in their educational practices in inclusive groups.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationMesquita, H., Serrano, J., Petrica, J., Batista, M., Honório, S., Rodrigues, A. M. (2017). Flexibilização de projetos curriculares de grupo: um estudo em jardins-de-infância com crianças com necessidades educativas especiais. In: Lima-Rodrigues, L., Rodrigues, D., Pires, L.A. & Loureiro, M. (Ed) (2017). Livro de Atas do V Congresso Internacional da Pró-inclusão: Associação Nacional de Docentes de Educação Especial - “EDUCAÇÃO, INCLUSÃO E INOVAÇÃO” Parte I – Textos Completos. Lisboa: Edição Pró-Inclusão: Associação Nacional de Docentes de Educação Especial, pp.675-690.pt_PT
dc.identifier.isbn978-989-97306-1-8
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.11/6184
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherPró-Inclusão: Associação Nacional de Docentes de Educação Especialpt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://vcongressopinandee.weebly.com/#pt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectProjetos curriculares de grupopt_PT
dc.subjectNecessidades educativas especiaispt_PT
dc.subjectEducação pré-escolarpt_PT
dc.subjectFlexibilização/adaptação curricularpt_PT
dc.subjectGroup of curriculum projectspt_PT
dc.subjectSpecial needspt_PT
dc.subjectPreschool educationpt_PT
dc.subjectFlexibility/adapting curriculumpt_PT
dc.titleFlexibilização de projetos curriculares de grupo: um estudo em jardins-de-infância com crianças com necessidades educativas especiaispt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.endPage690pt_PT
oaire.citation.startPage675pt_PT
oaire.citation.titleLivro de Atas do V Congresso Internacional da Pró-inclusão: Associação Nacional de Docentes de Educação Especial - “EDUCAÇÃO, INCLUSÃO E INOVAÇÃO”. Parte I – Textos Completospt_PT
person.familyNameFerreira de Pedro Mesquita
person.familyNameSerrano
person.familyNamePetrica
person.familyNameSilva Batista
person.familyNameHONÓRIO
person.givenNameMaria Helena
person.givenNameJoão
person.givenNameJoao
person.givenNameMarco Alexandre
person.givenNameSAMUEL
person.identifierhttps://scholar.google.com/citations?user=GoogleScholarID=en&authuser=1
person.identifier0000000068504193
person.identifier0000000069382669
person.identifier1319670
person.identifier1450670
person.identifier.ciencia-id7C16-251C-4326
person.identifier.ciencia-id3D18-3920-0D69
person.identifier.ciencia-id5C10-7709-03DB
person.identifier.ciencia-id191E-AA52-C968
person.identifier.ciencia-idA011-9441-2654
person.identifier.orcid0000-0001-6869-9856
person.identifier.orcid0000-0001-5112-4984
person.identifier.orcid0000-0002-0752-2093
person.identifier.orcid0000-0003-3318-2472
person.identifier.orcid0000-0003-1863-344X
person.identifier.ridG-8650-2011
person.identifier.ridN-9104-2016
person.identifier.scopus-author-id57195137380
person.identifier.scopus-author-id55777717400
person.identifier.scopus-author-id57190249734
person.identifier.scopus-author-id55382546200
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication1ad76e12-55af-4ba4-ba91-8b2c3a760c10
relation.isAuthorOfPublication55f430ff-7de4-428b-952e-de7b346b22d5
relation.isAuthorOfPublication7f156570-ec3d-455b-b2ed-d761911b2f9e
relation.isAuthorOfPublication0d3d851b-dad8-4505-bf0d-14ff17962b66
relation.isAuthorOfPublication7ea045cb-d421-4d6f-9078-e058b2fd4549
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery7ea045cb-d421-4d6f-9078-e058b2fd4549

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
20017_Helena Mesquita_Livro Atas_ARTIGO_Flexibilizacao de Projetos Curriculares de Grupo_NEE.pdf
Size:
823.18 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
2.02 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: