Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

A indisciplina escolar nos alunos do 3º Ciclo do Ensino Básico numa escola da Horta : desafios para a intervenção

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
ESECB - Tese Ana Silva.pdf2.11 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

A investigação decorreu numa escola pública da Ilha do Faial -ESMA. Ela pretendeu abordar a temática da Indisciplina Escolar, tendo como foco a “Indisciplina Escolar nos alunos do 3º Ciclo do Ensino Básico numa escola da Horta: desafios para a intervenção”. Atualmente, a indisciplina é uma problemática que afeta cada vez mais o sistema educativo, constituindo um desafio para os docentes, comunidade escolar e para os pais/E.E. As suas causas são variadas e têm vindo a ser estudadas sob várias perspetivas com o intuito de a compreender e encontrar estratégias de atuação. Neste sentido, a investigação em curso pretende compreender o modo e o porquê de situações de indisciplina ocorrerem no contexto escolar, bem como, entender o contributo dos pais/E.E. e comunidade educativa na prevenção e combate a esta problemática. Relativamente aos sujeitos de intervenção, estes são os alunos de uma turma de 9º ano, respetivos pais/E.E. e docentes, sendo que, também foi integrado na investigação a Presidente do CE, a D.T. e a Presidente da APEE. Abordando a metodologia de investigação, este é um estudo de caso que utilizou como método de recolha de dados uma metodologia mista, com instrumentos adequados à investigação qualitativa (análise documental e entrevistas) e à investigação quantitativa (inquéritos por questionário), e neste sentido, após recolha dos dados foi realizada uma análise e triangulação dos mesmos, de forma a cruzar as informações obtidas dos diferentes instrumentos e intervenientes do estudo. Assim, considerando os resultados obtidos pelo estudo, realizou-se um plano de intervenção, dirigido à comunidade educativa da ESMA, sobretudo aos alunos, com o intuito de combater a indisciplina escolar, e fornecer aos docentes, estratégias para a sua intervenção, contribuindo assim, para a melhoria no contexto escolar.
Abstract: The investigation took place in a public school on Faial Island -ESMA. She intended to address the issue of School Indiscipline, focusing on “School Indiscipline in students in the 3rd Cycle of Basic Education in a school in Horta: challenges for intervention”. Currently, indiscipline is a problem that increasingly affects the educational system, posing a challenge for teachers, the school community and parents/E.E. Its causes are varied and have been studied from different perspectives in order to understand and find action strategies. In this sense, the ongoing research aims to understand how and why indiscipline situations occur in the school context, as well as understanding the contribution of parents/E.E. and educational community in preventing and combating this problem. Regarding the intervention subjects, these are students from a 9th grade class, their parents/E.E. and teachers, and the President of the CE, D.T., was also included in the investigation the President of APEE. Addressing the research methodology, this is a case study that used a mixed methodology as a data collection method, with instruments suitable for qualitative research (document analysis and interviews) and quantitative research (questionnaire surveys), and in this sense, after collecting the data, an analysis and triangulation of the data was carried out, in order to cross-reference the information obtained from the different instruments and study participants. Thus, considering the results obtained by the study, an intervention plan was created, aimed at the ESMA educational community, especially students, with the aim of combating school indiscipline, and providing teachers with strategies for their intervention, thus contributing, for improvement in the school context.

Description

Trabalho de Projeto apresentado à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Intervenção Social Escolar.

Keywords

Indisciplina escolar Desafios para a intervenção Estratégias de atuação Estudo de caso School indiscipline Challenges for intervention Action strategies Case study

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue