Repository logo
 
Publication

Dificuldade intelectual e desenvolvimental no 1ยบ ciclo : estudo de caso

datacite.subject.fosCiรชncias Sociais::Ciรชncias da Educaรงรฃopt_PT
dc.contributor.advisorSantos, Ana Sofia
dc.contributor.authorDomingues, Susana Maria de Jesus
dc.date.accessioned2015-11-27T11:25:42Z
dc.date.available2015-11-27T11:25:42Z
dc.date.issued2012
dc.descriptionDissertaรงรฃo apresentada a Escola Superior de Educaรงรฃo do Instituto Politรฉcnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessรกrios ร  obtenรงรฃo do grau de Mestre em Educaรงรฃo Especial โ€“ Domรญnio Cognitivo e Motorpt_PT
dc.description.abstractA educaรงรฃo de crianรงas e jovens com necessidades educativas especiais foi, durante muito tempo, uma temรกtica residual no contexto das grandes questรตes do sistema educativo. A escola com orientaรงรฃo inclusiva enquadra-se no princรญpio da igualdade de oportunidades educativas e sociais, no รขmbito de uma escola aberta e capaz de se adaptar com eficรกcia ร  diversidade dos seus alunos. O presente documento aborda a temรกtica: Dificuldade Intelectual e Desenvolvimental no 1ยบ ciclo โ€“ um Estudo de caso. A investigaรงรฃo realizada teve como objetivo conhecer as competรชncias intrรญnsecas (pontos fortes e fracos) de uma crianรงa com Dificuldade Intelectual e Desenvolvimental. Neste รขmbito, foi concretizada a revisรฃo de literatura atravรฉs da anรกlise crรญtica de investigaรงรตes recentes na รกrea. O trabalho segue a metodologia de Estudo de Caso e a anรกlise dos dados realizou-se com o cruzamento de vรกrias fontes e instrumentos, como os documentos relativos ร  crianรงa (observaรงรฃo dos relatรณrios, do Programa Educativo Individual, dos registos de avaliaรงรฃo), a entrevista ร  mรฃe da crianรงa, a aplicaรงรฃo da Escala de Comportamento Adaptativo - versรฃo portuguesa, e da Escala de Intensidade de Apoios. Os dados obtidos permitiram efetuar uma proposta de intervenรงรฃo que se poderรก desenvolver com uma aluna do 1ยบ ciclo do Ensino Bรกsico, com 9 anos de idade. Os resultados obtidos confirmam a relevรขncia de atividades funcionais, para que a crianรงa adquira autonomia e melhorando a sua qualidade de vida, com o contributo dos professores, adotando estratรฉgias que vรฃo ao encontro das necessidades especรญficas de cada crianรงa. Por fim, procederam-se ร s conclusรตes e recomendaรงรตes para futuras investigaรงรตes, na รกrea da educaรงรฃo de crianรงas com Dificuldade Intelectual e Desenvolvimental.pt_PT
dc.description.abstractAbstract: The education of children and youth with special needs was for a long time, a residual issue in the context of the great questions of the educational system. The school with inclusive orientation falls within the principle of equal educational and social opportunities within a school which is open and able to adapt effectively to the diversity of its students. This paper addresses the theme: Intellectual and Developmental Difficulties in the 1st cycle - a Case Study. The investigation aimed to understand the intrinsic skills (strengths and weaknesses) of a child with Intellectual and Development Difficulties. In this context, there was a review of the literature through critical analysis of recent research in the area. This study follows the methodology of case study and data analysis which was performed with the intersection of several sources and instruments, such as documents relating to the child (observation of reports, the Individual Educational Plan, and assessment records), the interview of the childโ€™s mother, the application of the Adaptive Behavior Scale -Portuguese version, and the Supports Intensity Scale. The data obtained allowed to make a proposal for intervention that may be developed with a 9 years-old student of the 1st cycle of basic education. The results confirm the relevance of functional activities for the child to acquire independence and improving her quality of life, with the input from the teachers, adopting strategies that meet the specific needs of each child. Finally, conclusions and recommendations were elaborated for future research, in the area of the education of children with intellectual and developmental difficulties.pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.11/3128
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectAvaliaรงรฃopt_PT
dc.subjectDificuldade intelectual e desenvolvimentalpt_PT
dc.subjectComportamento adaptativopt_PT
dc.subjectApoiospt_PT
dc.subjectFuncionalidadept_PT
dc.subjectEstudo de casopt_PT
dc.titleDificuldade intelectual e desenvolvimental no 1ยบ ciclo : estudo de casopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educaรงรฃo Especial โ€“ Domรญnio Cognitivo e Motorpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
final.pdf
Size:
12.83 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
2.02 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: