Logo do repositório
 
A carregar...
Miniatura
Publicação

Brucelose em suínos : estudo caso no distrito de Castelo Branco

Utilize este identificador para referenciar este registo.
Nome:Descrição:Tamanho:Formato: 
TM.pdf50.85 MBAdobe PDF Ver/Abrir

Orientador(es)

Resumo(s)

Foi realizado um estudo sobre a brucelose em suínos no distrito de Castelo Branco. De 1920 sangues colhidos no matadouro, 4,3 % dos soros foram positivos no teste do Rosa Bengala, enquanto apenas 0,68 % apresentaram títulos positivos (1+ ou mais na diluição 1:8) ao teste da Fixação do Complemento. Nenhum soro foi classificado como positivo no teste de Aglutinação Lenta em Tubo. Foram colhidos amostras de orgãos em 202 animais, 122 reprodutores e 80 suínos de engorda, não tendo sido isolada Brucella em nenhuma das amostras. Num inquérito às suiniculturas, foi possível estabelecer alguns indicadores necessários a estudos futuros sobre os diferentes agentes etiológicos que perturbam o normal funcionamento das explorações da região em causa. Igualmente se reconhece a existência de alguns factores que podem tornar possível o estabelecimento da infecção brucélica nos suínos, sobretudo em explorações de carácter caseiro.

Descrição

Dissertação apresentada à Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade Técnica de Lisboa para obtenção do Grau de Mestre em Saúde Pública Veterinária

Palavras-chave

Brucelose Suíno Rosa Bengala Aglutinação lenta em tubo Fixação do complemento

Contexto Educativo

Citação

MARTINS, Manuel Vicente de Freitas (1993) - Brucelose em suínos : estudo caso no distrito de Castelo Branco. Lisboa : UTL. FMV. 108 p. Dissertação de Mestrado.

Projetos de investigação

Unidades organizacionais

Fascículo

Editora

UTL. FMV

Licença CC