Repository logo
 
Publication

Aplicação de estratégias da Técnica Alexander para prevenção da ansiedade para alunos do ensino vocacional de piano

datacite.subject.fosDomínio/Área Científica : Humanidadespt_PT
dc.contributor.advisorCorrêa, Maria Luísa Vila-Cova Tender Barahona
dc.contributor.authorMarques, Filipe Nuno Peças
dc.date.accessioned2019-05-15T11:58:01Z
dc.date.available2019-05-15T11:58:01Z
dc.date.issued2018
dc.date.submitted2019
dc.descriptionDissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música - Instrumento e Música de Conjunto.
dc.description.abstractA presente dissertação insere-se no âmbito do Mestrado em Ensino da Música –variante de instrumento e classe de conjunto. Incide no estudo da temática da ansiedade na performance, para uma amostra de seis crianças e adolescentes com idades compreendidas entre os seis e os catorze anos, que frequentam a disciplina de Piano. A ansiedade na performance é um tema bastante complexo. Abordado por autores diversos, é uma problemática que está longe de ser consensual, em torno dos seus mais diversificados aspectos. Assim, também o seu “tratamento” pertence ao campo da incerteza. A Técnica Alexander incide num método que opera sobre o hábito errado, conferindo ao praticante uma nova abordagem na senda do autoconhecimento e autocontrolo. Tem auxiliado, um pouco por todo o mundo, diversos músicos a vencer o medo do palco, tendo inclusivamente salvo carreiras. O objectivo deste estudo passa pela transmissão e trabalho do método de Alexander, de forma a quemelhor se possa compreender e aceitar o fenómeno da ansiedade na performance, a fim de contribuir para uma vida musical mais feliz e proveitosa, por parte dos alunos que estudam o instrumento.pt_PT
dc.description.abstractAbstract : This monograph stands for the Master Degree on Musical Teaching –instrument and group music. It incides on the performance anxiety thematic, considering a sample of six children and teenagers, from six to fourteen years old, that attend to Piano course. Performance anxiety is a truly complex theme. It’s approached by several authors and it’s a far from being concensual problematic, from the most diverse aspects of it’s nature. Alexander’s Technique is a method that works on the wrong habits and it allows it’s user to explore self-knowledge as well as self-control. It’s been effective in helping musicians worldwide to face stage fear and sometimes save their own careers. The objective of thisstudy is to transmit and work on Alexander’s Technique, to help understanding and accepting perfomance anxiety phenomenon, so to contribute to a happy and profitable musical life of the piano students.pt_PT
dc.identifier.tid202246183
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.11/6525
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectAnsiedade na performancept_PT
dc.subjectTécnica Alexanderpt_PT
dc.subjectHábito erradopt_PT
dc.subjectAuto-conhecimentopt_PT
dc.subjectAuto-controlopt_PT
dc.subjectPerformance anxietypt_PT
dc.subjectPerformance anxietypt_PT
dc.subjectAlexander Techniquept_PT
dc.subjectWrong habitpt_PT
dc.subjectSelf-knowledgept_PT
dc.subjectSelf-controlpt_PT
dc.titleAplicação de estratégias da Técnica Alexander para prevenção da ansiedade para alunos do ensino vocacional de pianopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ensino de Música - Instrumento e Música de Conjuntopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Filipe Marques (16).pdf
Size:
4.18 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
2.02 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: