Repository logo
 
Publication

O contributo do design de comunicação em projetos de sensibilização : estudo de caso no Graal

datacite.subject.fosDomínio/Área Científica : Humanidadespt_PT
dc.contributor.advisorMartins, Daniel Raposo
dc.contributor.advisorAlmeida, Mafalda Sofia Tavares Gomes de
dc.contributor.authorCastro, Lara Santos
dc.date.accessioned2023-02-24T14:31:24Z
dc.date.available2023-02-24T14:31:24Z
dc.date.issued2022
dc.description.abstractEste relatório visa apresentar o trabalho realizado para o Graal em termos de reconhecer a utilização do design de comunicação em contexto profissional associado a organizações e/ou associações sem fins lucrativos. Pretende-se também colocar em prática os conhecimentos adquiridos de modo a contribuir para o conhecimento na área de design gráfico, identificando os contributos e a eficácia dos artefactos desenvolvidos ao longo do estágio. Tendo por base algumas questões iniciais como: “De que forma os artefactos de Design podem melhorar a eficácia das mensagens do Graal?” ou “Como se pode adequar visualmente a informação para sensibilizar o maior número de destinatários possíveis?”, foram utilizadas metodologias nãointervencionistas e intervencionistas, sendo que na primeira foram utilizados métodos como a revisão da literatura, que permitiu aprofundar conhecimentos na área de estudo, com relevância nos diversos subtemas abordados, caso de estudos selecionados tendo em conta os meios de atuação e os temas. Nas metodologias intervencionistas foram utilizados métodos generativos como o é o caso da investigação ativa e o registo diário. No final, através do método avaliativo de análise de resultados, foram obtidas as conclusões e recomendações para futuros estudos. Os principais resultados consistem na abordagem direta e interna como mais-valia para associações sem fins lucrativos, estabelecendo uma comunicação coerente em cada projeto e que ao mesmo tempo sejam encontradas soluções para atingir um maior público-alvo, não descurando os objetivos, conceitos e necessidades da organização. Foi ainda possível constatar as diferenças entre a permanência de um designer na associação versos uma subcontratação, que deu origem a um fluxograma, que conta com os principais passos a dar e com algumas estratégias a aplicar em cada fase, dando a conhecer uma nova metodologia à organização, para que esta possa posteriormente aplicá-la. Estamos convictos de que esta metodologia de trabalho pode ainda servir também de modelo para outros organismos que tenham as mesmas características e enfrentem as mesmas necessidades.pt_PT
dc.description.abstractAbstract : This report aims to present the work done for the Grail in terms of recognizing the use of communication design in a professional context associated with non-profit organizations and/or associations. It is also intended to put into practice the knowledge acquired to contribute to the knowledge in graphic design, identifying the contributions and effectiveness of the artifacts developed throughout the internship. Based on some initial questions such as: "How can Design artefacts improve the effectiveness of the Grail messages?" or "How can information be visually adapted to raise awareness among the largest possible number of recipients?", non-interventionist and interventionist methodologies were used. In the former, methods were used such as the literature review, which allowed to deepen knowledge in study, with relevance in the various sub-themes addressed, case studies selected considering the means of action and the themes. In the interventional methodologies, generative methods were used, such as active research and diary recording. At the end, through the evaluative method of results analysis, conclusions and recommendations for future studies were obtained. The main results consist of the direct and internal approach as an added value for non-profit associations, establishing a current communication in each project and that at the same time solutions are found to reach a larger target audience, not neglecting the objectives, concepts and needs of the organization. It was also possible to see the differences between the permanence of a designer in the association versus a subcontractor, which gave rise to a flowchart, with the main steps to take and some strategies to apply at each stage, making a new methodology known to the organization, so that it can later apply it. We are convinced that this work methodology can also serve as a model for other organizations that have the same characteristics and face the same needs.pt_PT
dc.identifier.tid203236858
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.11/8361
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectDesign de comunicação e inclusividadept_PT
dc.subjectDesign socialpt_PT
dc.subjectInclusivo e ativistapt_PT
dc.subjectGestão de designpt_PT
dc.subjectEstratégias de comunicaçãopt_PT
dc.subjectCommunication design and inclusivenesspt_PT
dc.subjectSocial, inclusive and activist designpt_PT
dc.subjectDesign managementpt_PT
dc.subjectCommunication strategiespt_PT
dc.titleO contributo do design de comunicação em projetos de sensibilização : estudo de caso no Graalpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameDissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco, em associação com a Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa, para obtenção do grau de Mestre em Design Gráficopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Lara Castro(16).pdf
Size:
4.7 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
2.02 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: