Repository logo
 
Publication

Gestão do tempo de aula e comportamentos de ensino – comparação entre judo regular e judo adaptado

dc.contributor.authorBatista, Marco
dc.contributor.authorLercas, Afonso Jorge Vicente
dc.contributor.authorFerreira, Denise Alexandra Monteiro
dc.contributor.authorTaborda, Bruno Gonçalo Fernandes
dc.contributor.authorPetrica, João
dc.date.accessioned2019-10-31T10:12:08Z
dc.date.available2019-10-31T10:12:08Z
dc.date.issued2019
dc.description.abstractEsta investigação tem como objetivo analisar e comparar os tempos de gestão de aula e os diversos comportamentos do treinador nos treinos de judo regular e judo adaptado. O treinador que foi observado era responsável por ambas as aulas, pelo que fomos averiguar se existiam diferenças no seu comportamento tendo em conta o tipo de indivíduos que constituíam os seus grupos de trabalho. Utilizámos o sistema de observação de Pieron, com incidência nas variáveis de gestão do tempo de aula e comportamentos de ensino. Devido à grande importância dos feedbacks para o desenvolvimento da prestação dos indivíduos foi realizada uma análise multidimensional dos mesmos, tendo em conta as várias variáveis definidas (Número de Feedbacks emitidos, Taxa e Frequência, Objetivo, Forma, Direção, Momento e Contexto). Os resultados evidenciaram que o treinador de judo não difere significativamente na sua intervenção comportamental nos dois contextos. Aparentemente o treinador de judo revelou um cuidado pedagógico face ao coletivo de judo adaptado, nomeadamente nos comportamentos de ensino e na análise multidimensional do feedback.pt_PT
dc.description.abstractThis research aims at analyzing and comparing the class management times and the different behaviors of the trainer in regular judo and adapted judo training. The trainer who was observed was responsible for both classes, so we checked to see if there were differences in their behavior taking into account the type of individuals that constituted their work groups. We used the Pieron observation system, focusing on the variables of classroom time management and teaching behaviors. Due to the great importance of the feedbacks for the development of the individuals' performance, a multidimensional analysis was performed, taking into account the various variables defined (Number of Feedbacks Issued, Rate and Frequency, Objective, Form, Direction, Moment and Context). The results showed that the coach of judo does not differ significantly in his behavioral intervention in both contexts. Apparently, the judo coach revealed a pedagogical approach to the adapted judo collective, namely in teaching behaviors and multidimensional feedback analysis.pt_PT
dc.description.abstractEsta investigación tiene como objetivo analizar y comparar los tiempos de gestión de clase y los diversos comportamientos del entrenador en los entrenamientos de judo regular y judo adaptado. El entrenador que fue observado era responsable de ambas clases, por lo que fuimos a averiguar si existían diferencias en su comportamiento teniendo en cuenta el tipo de individuos que constituían sus grupos de trabajo. Utilizamos el sistema de observación de Pieron, con incidencia en las variables de gestión del tiempo de clase y comportamientos de enseñanza. Debido a la gran importancia de los feedbacks para el desarrollo de la prestación de los individuos se realizó un análisis multidimensional de los mismos, teniendo en cuenta las varias variables definidas (Número de Feedback emitidos, Tasa y Frecuencia, Objetivo, Forma, Dirección, Momento y Contexto). Los resultados evidenciaron que el entrenador de judo no difiere significativamente en su intervención conductual en los dos contextos. Aparentemente el entrenador de judo reveló un cuidado pedagógico frente al colectivo de judo adaptado, especialmente en los comportamientos de enseñanza y en el análisis multidimensional de la retroalimentación.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationBatista, M., Lercas, A., Ferreira, D., Taborda, B., & Petrica, J. (2019). Gestão do tempo de aula e comportamentos de ensino – comparação entre judo regular e judo adaptado. E-balonmano.com: Revista de Ciencias del Deporte, 15 (3), 207-220.pt_PT
dc.identifier.issn1885 – 7019
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.11/6740
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherUniversidad de Extremadura & Federación Extremeña de Balonmanopt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=7089581pt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectGestão do tempo de treinopt_PT
dc.subjectComportamentos de ensinopt_PT
dc.subjectJudo regularpt_PT
dc.subjectJudo adaptadopt_PT
dc.subjectPedagogia do Desportopt_PT
dc.subjectTime managementpt_PT
dc.subjectTeaching behaviorspt_PT
dc.subjectRegular Judopt_PT
dc.subjectAdapted Judopt_PT
dc.subjectSport’s Pedagogypt_PT
dc.subjectGestión del tiempo de entrenamientopt_PT
dc.subjectComportamientos de enseñanzapt_PT
dc.subjectJudo regularpt_PT
dc.subjectJudo adaptadopt_PT
dc.subjectPedagogía del Deportept_PT
dc.titleGestão do tempo de aula e comportamentos de ensino – comparação entre judo regular e judo adaptadopt_PT
dc.title.alternativeClass time management and teaching behaviors - Comparison between regular judo and adapted judopt_PT
dc.title.alternativeGestión del tiempo de clase y comportamientos de enseñanza - Comparación entre judo regular y judo adaptadopt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceBadajozpt_PT
oaire.citation.endPage220pt_PT
oaire.citation.issue3pt_PT
oaire.citation.startPage207pt_PT
oaire.citation.titleE-balonmano.com: Revista de Ciencias del Deportept_PT
oaire.citation.volume15pt_PT
person.familyNameSilva Batista
person.familyNamePetrica
person.givenNameMarco Alexandre
person.givenNameJoao
person.identifier1319670
person.identifier0000000069382669
person.identifier.ciencia-id191E-AA52-C968
person.identifier.ciencia-id5C10-7709-03DB
person.identifier.orcid0000-0003-3318-2472
person.identifier.orcid0000-0002-0752-2093
person.identifier.ridG-8650-2011
person.identifier.scopus-author-id57190249734
person.identifier.scopus-author-id55777717400
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication0d3d851b-dad8-4505-bf0d-14ff17962b66
relation.isAuthorOfPublication7f156570-ec3d-455b-b2ed-d761911b2f9e
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery0d3d851b-dad8-4505-bf0d-14ff17962b66

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
373-2355-1-PB.pdf
Size:
215.5 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
2.02 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: