Repository logo
 
Publication

Qualidade e aprendizagem que relação pedagógica para a escola do sec. XXI

dc.contributor.authorPais, António
dc.date.accessioned2011-12-19T12:09:52Z
dc.date.available2011-12-19T12:09:52Z
dc.date.issued1998
dc.description.abstractDesde que (Kereser & KubiceK, 1977) defenderam a Teoria da Contingência, que muito se tem discutido acerca das influências externas sobre o acto educativo, e que manifestam sob a forma de códigos expressos em duas classes de critérios hegemónicos na configuração do conhecimento e investigação educativa, e consequentemente na definição das formas de acepção semântica das questões da qualidade em educação: .Critérios normativos com as correspondentes operações lógico formais. .Critérios e pressões ditadas e exercidas desde fora da prática sócio-escolar, no sentido de uma suposta melhoria em direcção à tão ambicionada qualidade da Educação e do Ensino. Neste artigo propomos uma viagem retrospectiva sobre as formas de concepção semântica das acepções do termo qualidade em educação, relacionando-se com as diferentes formas sinópticas e retroactivas de concepção do processo aprendizagem e ensino, até chegar ao que hoje se denomina por “Arquitectura do Conhecimento” enquanto forma de desenhar e planificar o processo educativo e forma de conceber as questões da qualidade em educação.por
dc.identifier.citationPAIS, António (1998) - Qualidade e aprendizagem que relação pedagógica para a escola do sec. XXI. Educare/Educere : Revista da Escola Superior de Educação de Castelo Branco. ISSN 0873-0504. Ano IV nª 5 (Dez.), p. 77-86.por
dc.identifier.issn0873-0504
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.11/1079
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewednopor
dc.publisherEscola Superior de Educação de Castelo Brancopor
dc.subjectQualidadepor
dc.subjectEnsino e aprendizagempor
dc.subjectRelação pedagógicapor
dc.titleQualidade e aprendizagem que relação pedagógica para a escola do sec. XXIpor
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceCastelo Brancopor
oaire.citation.endPage86por
oaire.citation.startPage77por
oaire.citation.titleEducare Educerepor
person.familyNamePais
person.givenNameAntónio
person.identifier.orcid0000-0001-9240-0682
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typearticlepor
relation.isAuthorOfPublication772c2a20-8a92-47b7-b72a-eee5d53f3ffe
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery772c2a20-8a92-47b7-b72a-eee5d53f3ffe

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Educare educere.pdf
Size:
4.2 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
2.02 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: