Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
1.42 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Durante o seu percurso, os professores vão acumulando matérias de diferentes temas.
Geralmente a produção de um documento de avaliação, torna-se às vezes complicado pela forma dispersa dos exercícios.
Assim, com a evolução das tecnologias surgem novos desafios na área da educação. É fundamental conceber soluções de e-Learning que flexibilizem o acesso aos recursos de aprendizagem.
Neste trabalho, apresenta-se primeiro uma metodologia que originou a definição de uma linguagem e finalmente um protótipo de uma aplicação, que assenta nos princípios básicos de desenvolvimento das aplicações de e-Learning, mas com a introdução de funcionalidades que permitirão aos professores manter a sua informação organizada e disponível.
O objectivo é tornar mais cómodo e eficiente o trabalho de produção de material didáctico e de avaliação.
O recurso à modelação de uma linguagem como o XML, trás inovação relativamente às bases de dados estruturadas e tradicionais, ao mesmo tempo que permite garantir que a informação continua a ter uma forma estruturada mas com uma semelhança maior com os documentos reais.
Combinando a flexibilidade do XML, com PYTHON, uma linguagem fácil de utilizar, orientada a objectos e multiplataforma, permite uma excelente concretização neste tipo de aplicações.
Description
Dissertação de Mestrado em Informática, área de especialização em Ciência de Computadores apresentada à Faculdade de Ciências da Universidade do Porto.
Keywords
XML Python Manipulação de exercícios Metodologias GenExa Geração de documentos
Citation
OLIVEIRA, Ângela Cristina Marques de (2006) - Metodologia para o desenvolvimento de uma aplicação de manipulação de exercícios e documentos associados. Porto: UP. Faculdade de Ciências. XVI, 98 f. Dissertação de Mestrado