Repository logo
 
Publication

O Movimento da escola nova e as 'tendências educativas’ geradas ao longo do século XX numa encruzilhada de teorias e práticas

dc.contributor.authorMartins, Ernesto Candeias
dc.date.accessioned2019-10-21T08:44:09Z
dc.date.available2019-10-21T08:44:09Z
dc.date.issued2017-05
dc.description.abstractNo cenário educativo contemporâneo, o âmbito de ação do Movimento da Escola Nova (EN) foi de contestação à escola dita tradicional, principalmente nos seus métodos de ensino e nos conteúdos, impondo a renovação pedagógica da ‘escola’. Trata-se de um movimento não uniforme, pois esteve constituído por uma plêiade de autores e experiências escolares diversas que fizeram difundir ideias/princípios, com impacto posterior em muitas tendências educativas contemporâneas. Os princípios teóricos, que sustentaram aquele movimento concretizaram-se à volta de uma educação ou escola ativa (europeia) e educação/escola progressista (americana), insistindo no âmbito didático, na procura de novas formas do ‘saber fazer’ (‘aprender a fazer’) e no combate contra o método único da escola tradicional. O papel do professor, a organização escolar, o programa (manual escolar), o currículo e a aplicação de metodologias diversificadas no processo ensino-aprendizagem contemplavam os interesses e a riqueza do aluno (física, estética, caraterial, moral e social), para além do respeito da sua singularidade. Assim, a EN, sendo um movimento de renovação pedagógica de reforma educativa estende-se com ações heterogéneas de mudança na pedagogia e na prática educativa, constituindo-se numa corrente educativa na História da Educação e da Pedagogia. Analisaremos em três pontos a nossa argumentação: em primeiro lugar o surgimento do movimento da EN, como uma corrente de protesta contra a escola tradicional, surgindo como internato familiar, onde a experiência pessoal da criança e os métodos ativos converteram a escola como inovadora; em segundo lugar a evolução do movimento da escola nova, as suas experiências díspares e a consolidação das ideias e métodos/modelos de ensino (individualização, socialização, autoeducação, globalização e mistos). ; por último o impacto das ideias da EN, a sua proliferação de alternativas, enfoques e tendências educativas, ao longo do séc. XX.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationGalego, Carla; Ricardo, M.ª M. Calvet; Teodoro, António (org.s) (2017). A Educação Comparada para além dos números. Contextos locais, Realidades nacionais e Processos transnacionais. Lisboa: CeiED/ULHT/SPCE-SECpt_PT
dc.identifier.isbn978-989-757-035-3
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.11/6708
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherEdições Universitárias Lusófonas-Cofac; SPCE-Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação/SECpt_PT
dc.relationCeiED - FCT e SPCE-SECpt_PT
dc.relation.ispartofseriesColecção de Ciências da Educação;
dc.relation.publisherversionwww.ceied.pt; www.spce.ptpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectTendências educativaspt_PT
dc.subjectMovimento da escola novapt_PT
dc.subjectTeorias pedagógicaspt_PT
dc.subjectEducação comparadapt_PT
dc.subjectEstratégias ensinopt_PT
dc.titleO Movimento da escola nova e as 'tendências educativas’ geradas ao longo do século XX numa encruzilhada de teorias e práticaspt_PT
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboa na ULHT-CeiED/SPCE-SECpt_PT
oaire.citation.endPage15pt_PT
oaire.citation.issueColecção Ciências da Educação - série Debates e Perspetivaspt_PT
oaire.citation.startPage1pt_PT
person.familyNameMartins
person.givenNameErnesto Candeias Martins
person.identifier.orcid0000-0003-4841-1215
person.identifier.scopus-author-id47561931300
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typeconferenceObjectpt_PT
relation.isAuthorOfPublication0155abfc-a506-46b9-86d6-675c142f86dc
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery0155abfc-a506-46b9-86d6-675c142f86dc

Files

Original bundle
Now showing 1 - 2 of 2
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Comunicao_MovENova_EBook SPCE-SEC -2017.pdf
Size:
151.96 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
Loading...
Thumbnail Image
Name:
EBook CeiED-SPCE-SEC -MesaTemática-Indice.pdf
Size:
462.87 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
2.02 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: