Publication
O Movimento da escola nova e as 'tendências educativas’ geradas ao longo do século XX numa encruzilhada de teorias e práticas
dc.contributor.author | Martins, Ernesto Candeias | |
dc.date.accessioned | 2019-10-21T08:44:09Z | |
dc.date.available | 2019-10-21T08:44:09Z | |
dc.date.issued | 2017-05 | |
dc.description.abstract | No cenário educativo contemporâneo, o âmbito de ação do Movimento da Escola Nova (EN) foi de contestação à escola dita tradicional, principalmente nos seus métodos de ensino e nos conteúdos, impondo a renovação pedagógica da ‘escola’. Trata-se de um movimento não uniforme, pois esteve constituído por uma plêiade de autores e experiências escolares diversas que fizeram difundir ideias/princípios, com impacto posterior em muitas tendências educativas contemporâneas. Os princípios teóricos, que sustentaram aquele movimento concretizaram-se à volta de uma educação ou escola ativa (europeia) e educação/escola progressista (americana), insistindo no âmbito didático, na procura de novas formas do ‘saber fazer’ (‘aprender a fazer’) e no combate contra o método único da escola tradicional. O papel do professor, a organização escolar, o programa (manual escolar), o currículo e a aplicação de metodologias diversificadas no processo ensino-aprendizagem contemplavam os interesses e a riqueza do aluno (física, estética, caraterial, moral e social), para além do respeito da sua singularidade. Assim, a EN, sendo um movimento de renovação pedagógica de reforma educativa estende-se com ações heterogéneas de mudança na pedagogia e na prática educativa, constituindo-se numa corrente educativa na História da Educação e da Pedagogia. Analisaremos em três pontos a nossa argumentação: em primeiro lugar o surgimento do movimento da EN, como uma corrente de protesta contra a escola tradicional, surgindo como internato familiar, onde a experiência pessoal da criança e os métodos ativos converteram a escola como inovadora; em segundo lugar a evolução do movimento da escola nova, as suas experiências díspares e a consolidação das ideias e métodos/modelos de ensino (individualização, socialização, autoeducação, globalização e mistos). ; por último o impacto das ideias da EN, a sua proliferação de alternativas, enfoques e tendências educativas, ao longo do séc. XX. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Galego, Carla; Ricardo, M.ª M. Calvet; Teodoro, António (org.s) (2017). A Educação Comparada para além dos números. Contextos locais, Realidades nacionais e Processos transnacionais. Lisboa: CeiED/ULHT/SPCE-SEC | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 978-989-757-035-3 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.11/6708 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Edições Universitárias Lusófonas-Cofac; SPCE-Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação/SEC | pt_PT |
dc.relation | CeiED - FCT e SPCE-SEC | pt_PT |
dc.relation.ispartofseries | Colecção de Ciências da Educação; | |
dc.relation.publisherversion | www.ceied.pt; www.spce.pt | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Tendências educativas | pt_PT |
dc.subject | Movimento da escola nova | pt_PT |
dc.subject | Teorias pedagógicas | pt_PT |
dc.subject | Educação comparada | pt_PT |
dc.subject | Estratégias ensino | pt_PT |
dc.title | O Movimento da escola nova e as 'tendências educativas’ geradas ao longo do século XX numa encruzilhada de teorias e práticas | pt_PT |
dc.type | conference object | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Lisboa na ULHT-CeiED/SPCE-SEC | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 15 | pt_PT |
oaire.citation.issue | Colecção Ciências da Educação - série Debates e Perspetivas | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 1 | pt_PT |
person.familyName | Martins | |
person.givenName | Ernesto Candeias Martins | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-4841-1215 | |
person.identifier.scopus-author-id | 47561931300 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | conferenceObject | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 0155abfc-a506-46b9-86d6-675c142f86dc | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 0155abfc-a506-46b9-86d6-675c142f86dc |
Files
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 2.02 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: