Repository logo
 
Publication

A introdução da nintendo wii® em atividades de educação física na educação pré-escolar

dc.contributor.authorSantos, Tânia Raquel Farinha
dc.contributor.authorGil, Henrique
dc.contributor.authorHonório, Samuel
dc.date.accessioned2018-11-22T11:41:41Z
dc.date.available2018-11-22T11:41:41Z
dc.date.issued2018
dc.description.abstractAs salas de atividades, com que atualmente os Educadores de Infância se deparam, são ocupadas por «Nativos Digitais». Ou seja, aqueles que nasceram numa época totalmente rodeada de novas tecnologias. Cabe ao educador tirar partido das potencialidades das tecnologias e usá-las nas atividades que desenvolvem com as crianças. Assim, com este estudo pretendemos introduzir a Nintendo Wii® em atividades de Educação Física com crianças da Educação Pré-Escolar. O presente estudo foi concretizado no âmbito da Prática Supervisionada em Educação Pré-Escolar, com 11 crianças de idades compreendidas entre os 4 e os 5 anos. A investigação foi mista (qualitativa e quantitativa), tendo-se efetuado uma descrição detalhada dos fenómenos no contexto e uma análise de dados estatísticos (Mann-Whitney e Wilcoxon). A metodologia mista combinou investigação-ação e estudo de caso, de carácter exploratório, na medida em que não foram encontrados estudos que envolvessem a Nintendo Wii® no âmbito da Educação Pré-Escolar. A recolha de dados foi realizada através de diversos instrumentos e técnicas: observação participante; notas de campo; meios audiovisuais; Bateria Psicomotora; entrevista semiestruturada às educadoras de infância e inquéritos por questionários aos encarregados de educação, aplicados no término da intervenção. A intervenção decorreu em sete sessões. Nestas, 6 das crianças, pertencentes ao grupo experimental, utilizaram a Nintendo Wii® e respetivos acessórios (Wii Remote e Balance Board). Com a análise pormenorizada dos dados recolhidos, apurámos que a realizaçãode atividades de Educação Física com a Nintendo Wii® geraram nas crianças sentimentos espontâneos de entreajuda entre elas; competição saudável, pois a pontuação surgiu como motivação em termos pessoais, originando sentimentos de maior autoestima. É importante mencionar que este recurso deve ser utilizado como complemento da Educação Física e não como substitutopt_PT
dc.description.abstractThe activity rooms, currently occupied by Child Care Educators, are occupied by «Nativos Digitais». That is, those who were born in an era totally surrounded by new technologies. It is up to the educator to take advantage of the potential of the technologies and to use them in the activities that develop with the children. Thus, with this study we intend to introduce the Nintendo Wii® in Physical Education activities with pre-school children. The present study was carried out in the context of the Supervised Practice in Pre-School Education, with 11 children aged between 4 and 5 years. The research was mixed (qualitative and quantitative) and a detailed description of the phenomena was carried out in the context and an analysis of statistical data (Mann-Whitney and Wilcoxon). The mixed methodology combined action research and exploratory case study, since no studies involving Nintendo Wii® in the field of Pre-School Education were found. The data collection was carried out through several instruments and techniques: participant observation; field notes; audiovisual media; Psychomotor Battery; semi-structured interviews with the kindergarten teachers and questionnaires to the caregivers applied at the end of the intervention. The intervention took place in seven sessions. In these, six of the children, belonging to the experimental group, used the Nintendo Wii® and its accessories (Wii Remote and Balance Board). With the detailed analysis of the collected data, we verified that the accomplishment of activities of Physical Education with the Nintendo Wii® generated in the children spontaneous feelings of mutual aid between them; competition as punctuation emerged as motivation in personal terms, giving rise to feelings of greater self-esteem. It is important to mention that this resource should be used as a complement to Physical Education and not as a substitutept_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationSANTOS, Tânia ; GIL, Henrique ; HONÓRIO, Samuel (2018) - A introdução da nintendo wii® em atividades de educação física na educação pré-escolar. In Congresso Internacional TIC e Educação, 5, Lisboa, 6-8 de setembro –Technology Enhanced Learning : livro de atas. Lisboa : Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. p. 647-656.pt_PT
dc.identifier.isbn978-989-8753-46-5
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.11/6270
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherInstituto de Educação da Universidade de Lisboapt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectEducação Físicapt_PT
dc.subjectMotricidade infantipt_PT
dc.subjectNintendo Wii®pt_PT
dc.subjectTecnologias de Informação e Comunicaçãopt_PT
dc.subjectPhysical Educationpt_PT
dc.subjectChildhood motorpt_PT
dc.subjectPhysical Nintendo Wii®pt_PT
dc.subjectInformation and Communication Technologiespt_PT
dc.titleA introdução da nintendo wii® em atividades de educação física na educação pré-escolarpt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.endPage656pt_PT
oaire.citation.startPage647pt_PT
oaire.citation.titleV Congresso Internacional TIC e Educaçãopt_PT
person.familyNameGil
person.familyNameHONÓRIO
person.givenNameHenrique Manuel Pires Teixeira
person.givenNameSAMUEL
person.identifier1450670
person.identifier.ciencia-idFD17-9B0F-0F7F
person.identifier.ciencia-idA011-9441-2654
person.identifier.orcid0000-0001-9280-8872
person.identifier.orcid0000-0003-1863-344X
person.identifier.ridN-9104-2016
person.identifier.scopus-author-id55382546200
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublicationfb26124a-37bf-4a25-b247-b5ebc3031799
relation.isAuthorOfPublication7ea045cb-d421-4d6f-9078-e058b2fd4549
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery7ea045cb-d421-4d6f-9078-e058b2fd4549

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
A introdução da Nintendo Wii em atividades de Educação Fisica na educação pré-escolar.pdf
Size:
690.66 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
2.02 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: