Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

A importância da avaliação de projetos de design gráfico. Caso de estudo Mojobrands

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
MESTRADO_INES_GESERO.pdf20.7 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

Este projeto tem como objetivo desenvolver uma proposta de princípios orientadores para a avaliação de projetos em design gráfico. Visa demonstrar a importância da avaliação durante e após a implementação dos projetos de design gráfico, estabelecer a relação entre a avaliação e o sucesso do projeto, além de destacar a relevância de uma metodologia projetual eficaz. Para alcançar esses objetivos, foram utilizadas metodologias tanto não-intervencionistas quanto intervencionistas. Nas metodologias não-intervencionistas, foram utilizadas técnicas de observação direta e pesquisa para a recolha, organização, análise e tratamento das informações. Quanto às metodologias intervencionistas, foi realizado um estágio curricular na agência Mojobrands, essencial para obter uma perspectiva do contexto profissional e complementar as visões dos autores de referência. Isso permitiu o desenvolvimento de um modelo fundamentado num contexto teórico-prático de investigação. Para desenvolver os princípios orientadores para a avaliação de projetos em design gráfico, foi analisado o estudo de caso da Mojobrands. Além disso, foi realizado um enquadramento teórico, considerando os principais autores das diversas disciplinas relacionadas ao projeto, como gestão em design e projeto, metodologias projetuais, processo de design e avaliação em design.
Abstract: This project aims to develop a proposal for guiding principles for evaluating graphic design projects. It aims to demonstrate the importance of evaluation during and after the implementation of graphic design projects, establish the relationship between evaluation and project success, and highlight the relevance of an effective design methodology. To achieve these objectives, both non-interventionist and interventionist methodologies were used. In non-interventionist methodologies, direct observation and research techniques were used to collect, organize, analyze and process the information. As for interventionist methodologies, a curricular internship was carried out at the Mojobrands agency, which was essential for gaining an insight into the professional context and complementing the views of the reference authors. This enabled the development of a model based on a theoretical-practical research context. To develop the guiding principles for evaluating graphic design projects, the Mojobrands case study was analyzed. In addition, a theoretical framework was developed, taking into account the main authors from the various disciplines related to design, such as design and project management, design methodologies, the design process and design evaluation.

Description

Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco, em associação com a Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa para cumprimento de requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Design Gráfico

Keywords

Gestão de design Gestão de projeto Metodologia projetual Avaliação em design Design management Project management Design methodology

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License

Without CC licence