Publication
Análise às relações de amizade e habilidades emocionais em turmas de 3.º e 4.º ano do ensino básico (Programa de Inteligência Emocional em escolas da região de C. Branco)
dc.contributor.author | Martins, Ernesto Candeias | |
dc.contributor.author | G. Hermosell, Juan de Dios | |
dc.contributor.author | R. Merchán, Isabel | |
dc.date.accessioned | 2014-11-10T09:32:08Z | |
dc.date.available | 2014-11-10T09:32:08Z | |
dc.date.issued | 2013 | |
dc.description.abstract | Este estudo descritivo insere-se no Programa de Inteligência Emocional (PIE) aplicado a alunos do 3.º e 4.º ano do ensino básico na região de Castelo Branco, pretende analisar as relações de amizade (aceitação, rejeição) e os níveis de autoconhecimento das emoções (habilidades emocionais), antes e depois de aplicado o programa em alunos de turmas de educação básica (n=91), no ano letivo 2011-12. Sabemos que a turma é um grupo social, um campo de forças diferente da soma dos sistemas de tensão que o constituem, com o seu próprio clima dinâmica e estrutura de inter-relações (afetivas, sociais) O Teste Sociométrico (5 níveis resposta) aplicado aos 4 Grupos/turmas (3.ºA, 3ºB, 4.ºA, 4º B) ofereceu-nos (Pré e Pós) o posicionamento, as relações de afinidade, a estrutura da turma. Ao nível da inteligência emocional aplicamos aos Grupos/turma de ‘Controlo’ (3ºB, 4.ºB) e Grupos ‘Experimental (3.ºA, 4.ºA) um ‘Questionário de Habilidades Emocionais’, de 45 itens (escala de 3 níveis), validado, com intuito de conhecer as habilidades de autoestima, controlo e reconhecimento das emoções, habilidades interpessoais, empatia, organização, resolução de conflitos e sensibilidade social. Todos os alunos pontuaram no ‘nível alto’ (46 a 79) tendo o ‘questionário’ uma boa consistência interna global (Alfa de Cronbach=0,932). O Grupo/turma 3.ºA (experimental) registou as médias mais elevadas em todos os 6 fatores categoriais do questionário, assim como nas relações interpessoais. Destacamos o 3.º A, após o PIE, possui melhores habilidades sociais e emocionais e, uma coesão em termos de relações de afetividade. Em relação, ao Teste sociométrico analisámos turma por turma a ‘aceitação/rejeição’ dos alunos nas relações e por género (diferenças significativas), demonstrando-se que as turmas de 3.º ano obtiveram melhores pontuações (relações sociais) que as de 4.º ano, verificando-se que em todas elas há um aluno/a que recebe a maior pontuação dos pares (aceitação) e alguns que são rejeitados. | por |
dc.identifier.citation | MARTINS, Ernesto ; G. HERMOSELL, Juan de Dios ; R. MERCHÁN, Isabel (2013) - Análise às relações de amizade e habilidades emocionais em turmas de 3.º e 4.º ano do ensino básico (Programa de Inteligência Emocional em escolas da região de C. Branco). In I Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola, Lisboa, 15-17 de julho - Perspetivas da Psicologia e Educação : atas Lisboa. p. 384-404. | por |
dc.identifier.isbn | 978-989-98314-7-6 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.11/2616 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.publisher | Instituto de Educação da Universidade de Lisboa | por |
dc.subject | Inteligência emocional | por |
dc.subject | Habilidades sociais | por |
dc.subject | Clima de aula | por |
dc.subject | Teste sociométrico | por |
dc.subject | Relações de amizade | por |
dc.title | Análise às relações de amizade e habilidades emocionais em turmas de 3.º e 4.º ano do ensino básico (Programa de Inteligência Emocional em escolas da região de C. Branco) | por |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Lisboa | por |
oaire.citation.endPage | 404 | por |
oaire.citation.startPage | 384 | por |
oaire.citation.title | I Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola | por |
person.familyName | Martins | |
person.givenName | Ernesto Candeias Martins | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-4841-1215 | |
person.identifier.scopus-author-id | 47561931300 | |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | article | por |
relation.isAuthorOfPublication | 0155abfc-a506-46b9-86d6-675c142f86dc | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 0155abfc-a506-46b9-86d6-675c142f86dc |