Publication
Estudo comparativo sobre a educação especial em Portugal-Extremadura : aplicação de um programa de intervenção
dc.contributor.author | Blanco, Nádia Candeias | |
dc.date.accessioned | 2012-11-06T15:15:44Z | |
dc.date.available | 2012-11-06T15:15:44Z | |
dc.date.issued | 2012 | |
dc.description | Dissertação apresentada ao Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Educação Especial – Domínio Cognitivo e Motor. | por |
dc.description.abstract | Este estudo visa investigar o enquadramento legal no âmbito da Educação Especial em Portugal e em Espanha (Extremadura) e aplicar um programa cognitivo-comportamental a uma criança com Perturbação de Hiperatividade com Défice de Atenção. Pretendemos aprofundar estas temáticas através de uma investigação fundamentada, séria e rigorosa tanto no ponto de vista do enquadramento conceptual, como no que concerne à metodologia de trabalho de campo. Segundo a legislação vigente nos dois países, a escola deve ser inclusiva e universal, uma escola para todos, embora por vezes isso não se verifique e continue a existir alguma exclusão. A sua finalidade é conhecer a evolução das políticas educativas, antes e após o período de democratização, e os serviços de apoio que a legislação vigente contempla para prestar apoio aos alunos com NEE. Pretendemos aprofundar a temática da Perturbação de Hiperatividade com Défice de Atenção e da Dificuldade Intelectual e Desenvolvimental, implementando um programa cognitivo-comportamental a uma criança portuguesa diagnosticada com estas problemáticas. Para tal pesquisamos diversos autores para encontrar uma linha de pensamento útil e aplicável na realidade escolar, com estratégias de intervenção para desenvolver em contexto de sala de aula. O trabalho de campo foi realizado durante os meses de janeiro a abril no contexto educativo da criança. Este estudo está enquadrado na investigação experimental na modalidade quase-experimental definindo-o como um caso único. No que respeita às técnicas de recolha de dados, optámos pela pesquisa documental, observação naturalista, Escala de Conners para professores e pais – versão revista (forma reduzida) (Conners, 1997) e entrevista semiestruturada. A utilização destas técnicas permitiu verificar se a implementação do programa foi eficaz. | por |
dc.identifier.citation | BLANCO, Nádia Candeias (2012) - Estudo comparativo sobre a educação especial em Portugal-Extremadura : aplicação de um programa de intervenção. Castelo Branco : IPCB. Escola Superior de Educação. 149 f. Dissertação de Mestrado. | por |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.11/1496 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.subject | Educação especial | por |
dc.subject | Inclusão | por |
dc.subject | Necessidades Educativas Especiais | por |
dc.subject | Perturbação de Hiperatividade com Défice de Atenção | por |
dc.subject | Dificuldade Intelectual e Desenvolvimental | por |
dc.title | Estudo comparativo sobre a educação especial em Portugal-Extremadura : aplicação de um programa de intervenção | por |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Castelo Branco | por |
oaire.citation.endPage | 149 | por |
oaire.citation.title | Dissertação de Mestrado | por |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | masterThesis | por |