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Authors
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Abstract(s)
Neste estudo analisamos a opinião dos Professores de Enfermagem das Escolas
Superiores de Saúde e das Escolas Superiores de Enfermagem, acerca do Uso das Novas
Tecnologias de Informação e Comunicação (NTIC) na formação de Enfermeiros e a
importância que lhes atribuem.
Neste sentido foi delineada uma pesquisa de tipo Quantitativa e Correlacional. O
público-alvo são os Professores das Escolas Superiores de Saúde e de Enfermagem da zona
Centro do País, que colaboram na formação de Enfermeiros a nível de Licenciatura. Deram
a sua opinião através do preenchimento de um questionário multidimensional, abrangendo
as dimensões: os aspectos gerais e pessoais dos Professores, o uso que fazem das NTIC, e a
importância que lhes atribuem através da atitude face aos computadores e atitude face à
Internet.
Os resultados obtidos mostram que os Professores inquiridos usam mais as NTIC nas
suas actividades de preparação de aulas, actividades de pesquisa e em aplicações de
programas informáticos. Usam-nas com menos frequência para construção/produção de
materiais para as suas actividades e na interacção/comunicação com os seus colegas e
alunos.
Os Professores do sexo masculino referem que usam com mais frequências as Novas
Tecnologias face aos Professores do sexo feminino, o mesmo não se verificou em relação
aos anos de serviço, em que verificamos a hipótese formulada “Não existir diferença
vi
significativa nas respostas acerca do uso das NTIC tendo em conta os anos de serviço
como docente.”.
São também os Professores mais jovens que referem usar mais as Novas Tecnologias, e
a partir dos 50 anos de idade existe uma tendência a uma diminuição do seu uso.
São ainda os Professores de Enfermagem do sexo masculino a terem uma atitude mais
favorável em relação aos computadores e à Internet face à atitude dos Professores do sexo
feminino.
Os Professores inquiridos valorizam no mesmo sentido o “Uso das NTIC” e “Atitude
face aos computadores e face à Internet”, foram obtidas correlações positivas. As
categorias com correlação mais elevada são as mesmas no que diz respeito aos
computadores e à Internet: “Preparação de aulas, Actividades de pesquisa e Aplicações de
programas informáticos”.
As atitudes face aos computadores e Internet obtiveram uma correlação positiva e
elevada, indicando-nos que a valorização da Internet segue o mesmo sentido da
valorização dos computadores.
Das variáveis estudadas as que mais afectam significativamente a opinião dos
Professores de Enfermagem sobre o Uso das NTIC são a Atitude face aos computadores a
Atitude face à Internet e a Idade.
Dos resultados obtidos são formuladas algumas propostas que poderão contribuir ou
constituir motivo para outras investigações.
Description
Mestrado em Ciências da Educação. Área de especialização em Tecnologias Educativas
Keywords
Ciências da educação Novas tecnologias de informação e comunicação Ensino da enfermagem
Pedagogical Context
Citation
LUZIO, António Luís Gil - Novas tecnologias educativas e ensino de enfermagem um estudo sobre opiniões. Lisboa: UL.Faculdade de Psicologia em Ciências da Educação, 2006. 216 p. Dissertação de Mestrado
Publisher
Universidade de Lisboa. Faculdade de Psicologia em Ciências da Educação
