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Advisor(s)
Abstract(s)
Este estudo pretende ser um instrumento destinado a educadores e professores interessados na problemática do Défice Cognitivo, com Problemas de Linguagem e Perturbações do Comportamento associados, patologias bem complexas que requerem uma íntima conexão entre a pesquisa e a prática para que haja sucesso educativo.
Para a sua concretização optamos por um Estudo de Caso que tem como objectivo avaliar e analisar o desenvolvimento cognitivo – linguístico de uma aluna de etnia cigana cujas características de aquisição e desenvolvimento de competências cognitivas, perceptivas, motoras, sociais e linguísticas se situam a um nível muito inferior ao esperado para a sua idade cronológica.
Na componente empírica houve necessidade de proceder em dois momentos distintos, à aplicação dos seguintes instrumentos: uma Grelha de Observação de Comportamentos e um Teste de Avaliação da Linguagem, designado Preschool Language Assessment Instrument (PLAI). Através de implementação de estratégias de desenvolvimento e da comparação dos resultados obtidos no início e no final do nosso estudo podemos analisar os progressos a partir das competências manifestadas pela aluna.
Pretendemos, ainda, sensibilizar quem tiver acesso a este trabalho que, para aceitar ou ajudar alguém com uma determinada problemática, se torna necessário, em primeiro lugar avaliar para conhecer, antes de intervir.
Description
Trabalho de Projecto Final apresentado na Escola Superior de Educação de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Educação Especial – Domínio Cognitivo e Motor.
Keywords
Deficiência mental Défice cognitivo Necessidades Educativas Especiais Perturbações do desenvolvimento da linguagem Perturbações do comportamento Teste da linguagem PLAI Grelha de observação de comportamentos
Citation
SILVA, Fátima Maria das Neves Vaz Costa (2010) - Promoção e avaliação do desenvolvimento cognitivo – linguístico : um estudo de caso. Castelo Branco : IPCB. Escola Superior de Educação. 237 f. Dissertação de Mestrado.