Publication
Promoção e avaliação do desenvolvimento cognitivo – linguístico : um estudo de caso
dc.contributor.author | Silva, Fátima Maria das Neves Vaz Costa | |
dc.date.accessioned | 2013-04-22T13:55:46Z | |
dc.date.available | 2013-04-22T13:55:46Z | |
dc.date.issued | 2010 | |
dc.description | Trabalho de Projecto Final apresentado na Escola Superior de Educação de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Educação Especial – Domínio Cognitivo e Motor. | por |
dc.description.abstract | Este estudo pretende ser um instrumento destinado a educadores e professores interessados na problemática do Défice Cognitivo, com Problemas de Linguagem e Perturbações do Comportamento associados, patologias bem complexas que requerem uma íntima conexão entre a pesquisa e a prática para que haja sucesso educativo. Para a sua concretização optamos por um Estudo de Caso que tem como objectivo avaliar e analisar o desenvolvimento cognitivo – linguístico de uma aluna de etnia cigana cujas características de aquisição e desenvolvimento de competências cognitivas, perceptivas, motoras, sociais e linguísticas se situam a um nível muito inferior ao esperado para a sua idade cronológica. Na componente empírica houve necessidade de proceder em dois momentos distintos, à aplicação dos seguintes instrumentos: uma Grelha de Observação de Comportamentos e um Teste de Avaliação da Linguagem, designado Preschool Language Assessment Instrument (PLAI). Através de implementação de estratégias de desenvolvimento e da comparação dos resultados obtidos no início e no final do nosso estudo podemos analisar os progressos a partir das competências manifestadas pela aluna. Pretendemos, ainda, sensibilizar quem tiver acesso a este trabalho que, para aceitar ou ajudar alguém com uma determinada problemática, se torna necessário, em primeiro lugar avaliar para conhecer, antes de intervir. | por |
dc.identifier.citation | SILVA, Fátima Maria das Neves Vaz Costa (2010) - Promoção e avaliação do desenvolvimento cognitivo – linguístico : um estudo de caso. Castelo Branco : IPCB. Escola Superior de Educação. 237 f. Dissertação de Mestrado. | por |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.11/1781 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.subject | Deficiência mental | por |
dc.subject | Défice cognitivo | por |
dc.subject | Necessidades Educativas Especiais | por |
dc.subject | Perturbações do desenvolvimento da linguagem | por |
dc.subject | Perturbações do comportamento | por |
dc.subject | Teste da linguagem PLAI | por |
dc.subject | Grelha de observação de comportamentos | por |
dc.title | Promoção e avaliação do desenvolvimento cognitivo – linguístico : um estudo de caso | por |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Castelo Branco | por |
oaire.citation.endPage | 237 | por |
oaire.citation.title | Dissertação de Mestrado | por |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | masterThesis | por |