| Name: | Description: | Size: | Format: | |
|---|---|---|---|---|
| 2.33 MB | Adobe PDF |
Authors
Abstract(s)
O presente relatório reflete a prática de ensino desenvolvida no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada (PES), bem como o trabalho de investigação desenvolvido no âmbito desta unidade curricular. Este divide-se em duas partes. Na primeira, é exposto o trabalho desenvolvido na Prática de Ensino Supervisionada, realizada ao longo do ano letivo de 2020/2021 no Conservatório de Música de Seia - Collegium Musicum, fazendo-se a caracterização do Conservatório, do aluno de instrumento e dos alunos de classe de conjunto. Também se apresentam as planificações e descrições reflexivas de aula, e, no final desta primeira parte, uma reflexão crítica do trabalho desenvolvido ao longo do estágio de PES. A segunda parte descreve o estudo investigativo, intitulado de “O estudo do contrafagote. Uma reflexão a sua introdução e aos recursos didáticos”. O contrafagote é um instrumento da família do fagote. Embora partilhem algumas semelhanças, estes instrumentos apresentam algumas diferenças relativamente à sua estrutura e forma de o tocar. Considerando as diferenças entre os instrumentos e a relevância do contrafagote, é importante que o seu ensino seja realizado ao longo do percurso musical do fagotista. Desta forma, pretende-se abordar questões como: quando deve ser iniciado o estudo do contrafagote, quais as melhores estratégias a seguir e que recursos didáticos mais se adequam à fase de introdução ao instrumento. A metodologia utilizada na investigação tende para uma descrição qualitativa, baseando-se na recolha de informação, recorrendo a inquéritos por questionário a professores de fagote/ contrafagote e músicos de orquestra e, também, a entrevistas, analisando os dados obtidos, respetivamente, com recurso a técnicas de estatística descritiva e a análise de conteúdo.
Abstract : This report reflects the teaching practice developed within the scope of the Supervised Teaching Practice (STP) curricular unit, as well as the research work carried out within this curricular unit. It is divided into two parts. Firstly, the work developed in the Supervised Teaching Practice, carried out throughout the 2020/2021 school year at the Conservatório de Música de Seia – Collegium Musicum, making the characterization of the Conservatory, the instrument student and the ensemble class students. It is also presented the reflective lesson planning and descriptions, and at the end of this first part, a critical reflection of the work developed throughout the STP internship.
Abstract : This report reflects the teaching practice developed within the scope of the Supervised Teaching Practice (STP) curricular unit, as well as the research work carried out within this curricular unit. It is divided into two parts. Firstly, the work developed in the Supervised Teaching Practice, carried out throughout the 2020/2021 school year at the Conservatório de Música de Seia – Collegium Musicum, making the characterization of the Conservatory, the instrument student and the ensemble class students. It is also presented the reflective lesson planning and descriptions, and at the end of this first part, a critical reflection of the work developed throughout the STP internship.
Description
Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música – Instrumento e Música de Conjunto.
Keywords
Contrafagote Introdução ao contrafagote Recursos didáticos Metodologia Ensino de música Contrabassoon Introduction to the contrabassoon Didactic resources methodology Music pedagogy
