Repository logo
 
Publication

A nintendo wii® e o desenvolvimento motor das crianças da educação pré-escolar : resultados da prática supervisionada

dc.contributor.authorSantos, Tânia Raquel Farinha
dc.contributor.authorGil, Henrique
dc.contributor.authorHonório, Samuel
dc.date.accessioned2019-05-13T13:59:30Z
dc.date.available2019-05-13T13:59:30Z
dc.date.issued2018
dc.description.abstractA investigação foi concretizada no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º CEB, na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco, pretendendo-se investigar qual o contributo da Nintendo Wii no desenvolvimento motor das crianças da Educação Pré-Escolar. A pesquisa foi mista (qualitativa e quantitativa) tendo-se realizado uma descrição detalhada dos fenómenos no contexto e uma análise de dados estatísticos (Wilcoxon e Mann-Whitney). A metodologia mista combinou investigação-ação, dado que se concretizou na Prática de Ensino Supervisionado, na medida que contou com a observação e envolvimento da investigadora, tendo um papel ativo na interação com os sujeitos; e estudo de caso, de carácter exploratório, porque não foram encontradas investigações que envolvessem a Nintendo Wii® no âmbito da Educação Pré-Escolar. A investigação decorreu na Associação Jardim de Infância Dr. Alfredo Mota, num grupo de 22 crianças de 5 anos. Contudo, devido às limitações de tempo e espaço e à particularidade do estudo, optámos por realizar o estudo com 11 crianças: 6 pertencentes ao grupo experimental (utilizaram a Nintendo Wii®) e 5 do grupo de controlo (não utilizaram a Nintendo Wii®). Estas crianças realizaram avaliações, no início e no final da investigação, de alguns fatores psicomotores (equilíbrio, praxia global, noção do corpo e lateralidade), presentes na Bateria Psicomotora (BPM) de Vítor da Fonseca. As técnicas e instrumentos de recolha de dados adotados foram: observação participante; notas de campo; meios audiovisuais; BPM; entrevista semiestruturada a três educadoras e inquéritos por questionários aos encarregados de educação que foram aplicados no final da intervenção. A implementação deste estudo realizou-se em sete sessões. Nestas sessões utilizou-se a Nintendo Wii® e respetivos acessórios (2 Wii Remote e 1 Balance Board). Após a análise dos dados estatísticos verificou-se melhorias no desenvolvimento motor das crianças. Verificou-se também espírito colaborativo entre as crianças, competição saudável, a pontuação era catalisadora e motivadora para que as crianças se pudessem ir superando e os sucessos geraram maiores sentimentos de autoestima. Contudo, é importante referir que da triangulação dos dados se pode afirmar que este recurso deve ser usado de forma complementar apesar dos resultados positivos alcançados.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationSANTOS, Tânia ; GIL, Henrique ; HONÓRIO, Samuel (2018) - A nintendo wii® e o desenvolvimento motor das crianças da educação pré-escolar : resultados da prática supervisionada. In BALÇA, Ângela [et al. ], coord. - A Formação de Educador@s e Professor@s : olhares a partir da UniverCidade de Évora. Évora : Centro de Investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora. ISBN 978-989-8550-74-3. p. 358-366.pt_PT
dc.identifier.isbn978-989-8550-74-3
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.11/6521
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherCentro de Investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora-CIEP-UEpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectEducação Físicapt_PT
dc.subjectMotricidade infantilpt_PT
dc.subjectNintendo Wii®pt_PT
dc.subjectTecnologias de Informação e Comunicação.pt_PT
dc.titleA nintendo wii® e o desenvolvimento motor das crianças da educação pré-escolar : resultados da prática supervisionadapt_PT
dc.typebook part
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceÉvorapt_PT
oaire.citation.endPage366pt_PT
oaire.citation.startPage358pt_PT
oaire.citation.titleA Formação de Educador@s e Professor@s : olhares a partir da UniverCidade de Évorapt_PT
person.familyNameGil
person.familyNameHONÓRIO
person.givenNameHenrique Manuel Pires Teixeira
person.givenNameSAMUEL
person.identifier1450670
person.identifier.ciencia-idFD17-9B0F-0F7F
person.identifier.ciencia-idA011-9441-2654
person.identifier.orcid0000-0001-9280-8872
person.identifier.orcid0000-0003-1863-344X
person.identifier.ridN-9104-2016
person.identifier.scopus-author-id55382546200
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typebookPartpt_PT
relation.isAuthorOfPublicationfb26124a-37bf-4a25-b247-b5ebc3031799
relation.isAuthorOfPublication7ea045cb-d421-4d6f-9078-e058b2fd4549
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery7ea045cb-d421-4d6f-9078-e058b2fd4549

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
A NINTENDO WII® E O DESENVOLVIMENTO MOTOR DAS CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR RESULTADOS DA PRÁTICA SUPERVISIONADA_.pdf
Size:
670.76 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
2.02 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: