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A importância da cooperação entre a escola e a família : um estudo de caso
dc.contributor.author | Abreu, Ana Cristina Andrade | |
dc.date.accessioned | 2012-12-04T16:43:13Z | |
dc.date.available | 2012-12-04T16:43:13Z | |
dc.date.issued | 2012 | |
dc.description | Dissertação apresentada ao Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. | por |
dc.description.abstract | O presente trabalho enquadra-se na realização do relatório de estágio do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e tem como tema “A Importância da cooperação entre a escola e a família”. O estudo tem como objetivo geral obter um maior conhecimento acerca das relações existentes entre a escola e a família. Desta forma, decidimos utilizar uma metodologia qualitativa com recurso a instrumentos também de cariz quantitativo. De um modo geral, é fundamental no desempenho das nossas funções enquanto professoras identificar corretamente as situações problemáticas para melhor intervir e procurar minimizar as dificuldades e necessidades sentidas pelas crianças e as suas famílias, isto é, focalizar, localizar e identificar as problemáticas, procurando sempre ter como finalidade solucionar, na medida do possível, o bem-estar da criança e, se possível da família. Convém, contudo, realçar que esta meta é da responsabilidade de vários intervenientes e não somente da escola. No âmbito do trabalho que tivemos a oportunidade de desenvolver em contexto escolar, organizamos algumas atividades que procuraram promover a cooperação entre a escola e a família. Os familiares das crianças foram convidados à escola, de forma a proporcionar às crianças um dia diferente. Serão apresentados os respetivos planos das atividades e posteriores resultados e reflexões. Consideramos que estas cumpriram o seu objetivo primordial. As crianças, não só gostaram da iniciativa, como também demonstraram uma positiva mudança de atitude no que diz respeito ao interesse, motivação e disciplina. O questionário aplicado aos pais/encarregados de educação permitiu-nos verificar a sua disponibilidade em colaborar nos processos de ensino-aprendizagem, no sentido em que essa relação pode promover uma mudança qualitativa no envolvimento e nos resultados escolares. Os dados do nosso estudo comprovam a tendência para uma maior consciência participativa, que se traduz numa relação pais/escola cada vez mais forte, ― a qual se evidencia por uma maior informação dos pais/encarregados de educação acerca das questões da escola, um maior consenso em relação ao que é feito na escola e ainda à sua participação nos trabalhos que os educandos levam para casa―. (Canário,1992) | por |
dc.identifier.citation | ABREU, Ana Cristina Andrade (2012) - A importância da cooperação entre a escola e a família : um estudo de caso. Castelo Branco : IPCB. Escola Superior de Educação. 141 f. Dissertação de Mestrado. | por |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.11/1560 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.subject | Família | por |
dc.subject | Escola | por |
dc.subject | Cooperação | por |
dc.subject | Aprendizagem | por |
dc.subject | Estudo de caso | por |
dc.title | A importância da cooperação entre a escola e a família : um estudo de caso | por |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Castelo Branco | por |
oaire.citation.endPage | 141 | por |
oaire.citation.title | Dissertação de Mestrado | por |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | masterThesis | por |