Repository logo
 
Publication

A comunicação digital da marca na cultura de tribos

dc.contributor.authorAbdalla, Gabriela Cassiano
dc.contributor.authorSousa, Richard Perassi
dc.date.accessioned2022-01-12T12:09:51Z
dc.date.available2022-01-12T12:09:51Z
dc.date.issued2021
dc.description.abstractCom as mudanças socioculturais ocorridas após segunda guerra mundial, continuamente, instituições e empresas precisaram se adaptar a ideias e atitudes que emergiram dos movi-mentos chamados de “Contracultura”. Em função da diversificação étnico-cultural, foram sendo alterados os modelos de comunicação das marcas com o público. Progressivamente, a comunicação de massa foi parcialmente subs-tituída por abordagens de Marketing de nicho, principalmente com recursos digitais online. Assim, o foco da comunicação da marca recaiu sobre os aspectos estético-simbólicos atrati-vos aos atuais ou potenciais consumidores e clientes, cuja maioria encontra-se vinculada às redes sociais online. Devido às características interpessoais da sociedade integrada na comu-nicação digital, atualmente, a comunicação de algumas empresas é dirigida principalmente para pessoas que se identificam com os valores da identidade de marca. Considerando isso, relata-se aqui a pesquisa descritivo-qualitativa realizada como “estudo de caso”, sobre a co-municação da marca brasileira Lola Cosmetics, cujos emissores buscam reunir uma comunida-de digitalmente integrada que, teoricamente, é integrada à atual cultura de tribospt_PT
dc.description.abstractAbstract : With the socio-cultural changes that occurred after the Second World War, institutions and companies continually had to adapt to the ideas and attitudes that emerged from the movements called “Counterculture”. Due to the ethnic-cultural diversification, the brands’ communication models with the public were changed. Progressively, mass communication was partially replaced by niche marketing ap-proaches, mainly with online digital resources. Thus, the focus of the brand’s communication fell on the aesthetic-symbolic aspects attrac-tive to current or potential consumers and customers, most of whom are linked to online social networks. Due to the interpersonal char-acteristics of the society integrated in digital communication, today, the communication of some companies is directed mainly to people who identify with the values of the brand identity. Considering this, we report here the descriptive-qualitative research carried out as a “case study”, on the communication of the Brazilian brand Lola Cosmetics, whose emit-ters seek to bring together a digitally integrated community that, theoretically, is integrated into the current culture of tribes.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationABDALLA, Gabriela Cassiano; SOUSA, Richard Perassi Luiz de (2021) - A comunicação digital da marca na cultura de tribos. Convergências : Revista de Investigação e Ensino das Artes. ISSN 1646 - 9054. XIV:28, p. 139-150.pt_PT
dc.identifier.issn1646 - 9054
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.11/7838
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherIPCB. ESARTpt_PT
dc.relation.publisherversionhttp://convergencias.esart.ipcb.ptpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectMarca de cosméticospt_PT
dc.subjectCultura digitalpt_PT
dc.subjectFidelizaçãopt_PT
dc.subjectCultura onlinept_PT
dc.subjectIdentidade de tribospt_PT
dc.subjectCosmetics brandpt_PT
dc.subjectDigital culturept_PT
dc.subjectLoyaltypt_PT
dc.subjectOnline culturept_PT
dc.subjectTribal identitypt_PT
dc.titleA comunicação digital da marca na cultura de tribospt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceCastelo Brancopt_PT
oaire.citation.endPage150pt_PT
oaire.citation.startPage139pt_PT
oaire.citation.titleConvergências : Revista de Investigação e Ensino das Artespt_PT
oaire.citation.volumeXIV, nº 28pt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
A Comunicação Digital da Marca na Cultura de Tribos.pdf
Size:
2.93 MB
Format:
Adobe Portable Document Format