Repository logo
 
Publication

InfluĂȘncia do acompanhamento parental no percurso educativo dos jovens: trabalho de projeto

datacite.subject.fosCiĂȘncias Sociaispt_PT
dc.contributor.advisorAbrantes, Maria Manuela Cravo Branco Prata
dc.contributor.authorFernandes, Cristiana Filipa Santos
dc.date.accessioned2019-10-24T13:38:28Z
dc.date.available2019-10-24T13:38:28Z
dc.date.issued2019
dc.descriptionTrabalho de Projeto apresentado à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessårios à obtenção do grau de Mestre em Intervenção Social Escolar.pt_PT
dc.description.abstractO presente Trabalho enquadra-se no plano curricular do Mestrado em Intervenção Social Escolar da Escola Superior de Educação de Castelo Branco e resulta da Investigação realizada na Escola SecundĂĄria Inovar de Castelo Branco, sob orientação da Professora Doutora Manuela Abrantes, com inĂ­cio a 23 de Novembro de 2018 e tĂ©rmino previsto a 10 de Maio de 2019. Na Escola SecundĂĄria Inovar uma das problemĂĄticas subjacentes Ă© o insucesso escolar, decorrente das faltas em excesso e desmotivação, bem como os comportamentos desviantes. Assim sendo, a temĂĄtica que nos propomos a abordar Ă© o Insucesso Escolar, tendo como foco de estudo “A influĂȘncia do Acompanhamento Parental no Percurso Educativo dos Jovens”. A questĂŁo que orientou esta investigação Ă©: SerĂĄ que o acompanhamento parental e profissional dos estudantes os consciencializa da importĂąncia da escola, promovendo o seu desenvolvimento e empenho nas atividades que lhes sĂŁo propostas?, alicerçada de sub-questĂ”es que consideramos pertinentes ao estudo: O acompanhamento individualizado traduz uma evolução positiva no desempenho escolar?; Qual a influĂȘncia do acompanhamento parental no percurso educativo crianças/jovens?; O acompanhamento parental e profissional da Assistente Social potencia a responsividade dos Jovens?. O projeto propĂ”e a melhoria do percurso escolar dos jovens, a (re)construção da relação Escola-FamĂ­lia e o envolvimento parental no contexto escolar. Assim sendo, definimos como objetivos: promover melhorias no percurso escolar dos jovens em estudo; promover a motivação e empenho escolar dos alunos em estudo; promover a aquisição de hĂĄbitos essenciais ao sucesso escolar, por parte dos alunos; envolver os Encarregados de Educação no percurso educativo dos filhos; reforçar e/ou fortalecer a relação Escola-FamĂ­lia. A metodologia de investigação Ă© qualitativa com vertente de estudo de caso, a qual teve como pressuposto o acompanhamento individualizado com dois alunos previamente selecionados e o trabalho com os respetivos pais, mediante a colaboração da equipa tĂ©cnica da referida Escola. ConcluĂ­mos que o comportamento e atitudes dos alunos selecionados Ă© influenciado pela permissividade dos pais quanto Ă  sua educação, a tĂ­tulo de exemplo apresentamos a ausĂȘncia de regras e limites impostos aos jovens, acentuada benevolĂȘncia e, ainda, lacunas no que respeita Ă s repreensĂ”es. Consideramos importante realçar a importĂąncia da colaboração escola-famĂ­lia, numa lĂłgica permanente e contĂ­nua, de forma a promover melhorias no percurso escolar dos jovens, uma vez que o acompanhamento parental e profissional foi essencial nos resultados obtidos com os alunos em estudo.pt_PT
dc.description.abstractThis project was built within the scope of the Master's degree in Social Intervention in School Context, under the guidance of Professora Maria Manuela Abrantes, from the Escola Superior de Educação, of Castelo Branco. The problems underlying School Failure at INOVAR are due to excessed absences and lack of motivation, as well as deviant behaviour. Thus the theme which we address is the School failure, focusing on the study “the influence of parental monitoring during young student®s school time”. The assumption of our intervention was an individualized work with the sample students and their parents, with collaboration of the technical team of the mentioned School. Its purposes are the improvement of the students school progress, the (re) construction of the School-Family relationship and the parental involvement in the school context. The main question of this research is: will parents and professionals guidance make students aware of the importance of school, promoting their development and commitment to the school activities? This main problem is divided into other questions also relevant: will individual guidance have a positive response on school results? What is the influence of parents guidance in childrens/teenagers academic route? Will parents guidance as well as professional social assistant one reinforce young peoples responsivity? The improvement of the students school progress, the (re)construction of the school family relationship and the parental involvement in the school context are proposed by this study. Thus, the following objectives were considered: to promote the improvement of the academic route; to promote motivation and school commitment; to promote acquisition of essential habits for school success; to involve educational responsible people in their children academic routes; to reinforce the school family relationship. The research methodology is a qualitative one, especially a study case, having the assumption of the individual monitoring of two students previously selected and the work with their parents through the collaboration of the technical team of the school. It was possible to conclude that the behaviour and attitudes of the selected students are influenced by the permissiveness of their parents and as an example we mention the lack of rules and limits, too much indulgence and still some lack of calling their attention to certain important aspects. It`s relevant to highlight the importance of school- family collaboration as a continuous and permanent process, to promote better academic routes, since their parents and professional guidance was essential on results considered in this study.pt_PT
dc.identifier.tid202293874pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.11/6727
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectRelação escola-famíliapt_PT
dc.subjectAcompanhamento parentalpt_PT
dc.subjectEducação partilhadapt_PT
dc.subjectSchool-family relationshippt_PT
dc.subjectParental monitoringpt_PT
dc.subjectShared educationpt_PT
dc.titleInfluĂȘncia do acompanhamento parental no percurso educativo dos jovens: trabalho de projetopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Intervenção Social Escolarpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
TESE_Mestrado_Cristiana_Fernandes_.pdf
Size:
23.68 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
2.02 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: