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InfluĂȘncia do acompanhamento parental no percurso educativo dos jovens: trabalho de projeto
datacite.subject.fos | CiĂȘncias Sociais | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Abrantes, Maria Manuela Cravo Branco Prata | |
dc.contributor.author | Fernandes, Cristiana Filipa Santos | |
dc.date.accessioned | 2019-10-24T13:38:28Z | |
dc.date.available | 2019-10-24T13:38:28Z | |
dc.date.issued | 2019 | |
dc.description | Trabalho de Projeto apresentado à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessårios à obtenção do grau de Mestre em Intervenção Social Escolar. | pt_PT |
dc.description.abstract | O presente Trabalho enquadra-se no plano curricular do Mestrado em Intervenção Social Escolar da Escola Superior de Educação de Castelo Branco e resulta da Investigação realizada na Escola SecundĂĄria Inovar de Castelo Branco, sob orientação da Professora Doutora Manuela Abrantes, com inĂcio a 23 de Novembro de 2018 e tĂ©rmino previsto a 10 de Maio de 2019. Na Escola SecundĂĄria Inovar uma das problemĂĄticas subjacentes Ă© o insucesso escolar, decorrente das faltas em excesso e desmotivação, bem como os comportamentos desviantes. Assim sendo, a temĂĄtica que nos propomos a abordar Ă© o Insucesso Escolar, tendo como foco de estudo âA influĂȘncia do Acompanhamento Parental no Percurso Educativo dos Jovensâ. A questĂŁo que orientou esta investigação Ă©: SerĂĄ que o acompanhamento parental e profissional dos estudantes os consciencializa da importĂąncia da escola, promovendo o seu desenvolvimento e empenho nas atividades que lhes sĂŁo propostas?, alicerçada de sub-questĂ”es que consideramos pertinentes ao estudo: O acompanhamento individualizado traduz uma evolução positiva no desempenho escolar?; Qual a influĂȘncia do acompanhamento parental no percurso educativo crianças/jovens?; O acompanhamento parental e profissional da Assistente Social potencia a responsividade dos Jovens?. O projeto propĂ”e a melhoria do percurso escolar dos jovens, a (re)construção da relação Escola-FamĂlia e o envolvimento parental no contexto escolar. Assim sendo, definimos como objetivos: promover melhorias no percurso escolar dos jovens em estudo; promover a motivação e empenho escolar dos alunos em estudo; promover a aquisição de hĂĄbitos essenciais ao sucesso escolar, por parte dos alunos; envolver os Encarregados de Educação no percurso educativo dos filhos; reforçar e/ou fortalecer a relação Escola-FamĂlia. A metodologia de investigação Ă© qualitativa com vertente de estudo de caso, a qual teve como pressuposto o acompanhamento individualizado com dois alunos previamente selecionados e o trabalho com os respetivos pais, mediante a colaboração da equipa tĂ©cnica da referida Escola. ConcluĂmos que o comportamento e atitudes dos alunos selecionados Ă© influenciado pela permissividade dos pais quanto Ă sua educação, a tĂtulo de exemplo apresentamos a ausĂȘncia de regras e limites impostos aos jovens, acentuada benevolĂȘncia e, ainda, lacunas no que respeita Ă s repreensĂ”es. Consideramos importante realçar a importĂąncia da colaboração escola-famĂlia, numa lĂłgica permanente e contĂnua, de forma a promover melhorias no percurso escolar dos jovens, uma vez que o acompanhamento parental e profissional foi essencial nos resultados obtidos com os alunos em estudo. | pt_PT |
dc.description.abstract | This project was built within the scope of the Master's degree in Social Intervention in School Context, under the guidance of Professora Maria Manuela Abrantes, from the Escola Superior de Educação, of Castelo Branco. The problems underlying School Failure at INOVAR are due to excessed absences and lack of motivation, as well as deviant behaviour. Thus the theme which we address is the School failure, focusing on the study âthe influence of parental monitoring during young studentÂŽs school timeâ. The assumption of our intervention was an individualized work with the sample students and their parents, with collaboration of the technical team of the mentioned School. Its purposes are the improvement of the students school progress, the (re) construction of the School-Family relationship and the parental involvement in the school context. The main question of this research is: will parents and professionals guidance make students aware of the importance of school, promoting their development and commitment to the school activities? This main problem is divided into other questions also relevant: will individual guidance have a positive response on school results? What is the influence of parents guidance in childrens/teenagers academic route? Will parents guidance as well as professional social assistant one reinforce young peoples responsivity? The improvement of the students school progress, the (re)construction of the school family relationship and the parental involvement in the school context are proposed by this study. Thus, the following objectives were considered: to promote the improvement of the academic route; to promote motivation and school commitment; to promote acquisition of essential habits for school success; to involve educational responsible people in their children academic routes; to reinforce the school family relationship. The research methodology is a qualitative one, especially a study case, having the assumption of the individual monitoring of two students previously selected and the work with their parents through the collaboration of the technical team of the school. It was possible to conclude that the behaviour and attitudes of the selected students are influenced by the permissiveness of their parents and as an example we mention the lack of rules and limits, too much indulgence and still some lack of calling their attention to certain important aspects. It`s relevant to highlight the importance of school- family collaboration as a continuous and permanent process, to promote better academic routes, since their parents and professional guidance was essential on results considered in this study. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 202293874 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.11/6727 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Relação escola-famĂlia | pt_PT |
dc.subject | Acompanhamento parental | pt_PT |
dc.subject | Educação partilhada | pt_PT |
dc.subject | School-family relationship | pt_PT |
dc.subject | Parental monitoring | pt_PT |
dc.subject | Shared education | pt_PT |
dc.title | InfluĂȘncia do acompanhamento parental no percurso educativo dos jovens: trabalho de projeto | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Intervenção Social Escolar | pt_PT |