Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
445.21 KB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
Propõe-se uma reflexão sobre o contributo da história da matemática, na formação inicial de professores da escolaridade básica, para o desenvolvimento de perspectivas sobre o valor social e cultural da matemática e para a promoção de práticas de ensino inovadoras. Defende-se que o envolvimento de futuros professores na resolução e exploração didáctica de problemas históricos viabiliza a implementação de estratégias de ensino que favorecem o estabelecimento de ligações com outras disciplinas do currículo e realçam as inter-relações entre a matemática e a sociedade.
Description
Keywords
História da matemática Formação inicial de professores Inter-relações entre a matemática e a sociedade Estratégias de ensino
Pedagogical Context
Citation
JORGE, Fátima ; PAIXÂO, Fátima ; CABRITA, Isabel (2008) - Ciência e sociedade – formação de professores de matemática através de problemas históricos . In V Seminário Ibérico / I Ibero-americano CTS no Ensino das Ciências, Aveiro, 03-05 de Julho - Ciência-Tecnologia-Sociedade no Ensino das Ciências – Educação Científica e Desenvolvimento Sustentável : actas. Aveiro. ISBN 978-972-789-267-9. p. 123-128.
Publisher
Universidade de Aveiro - Departamento de Didáctica e Tecnologia Educativa