Repository logo
 
Publication

A evolução da narrativa audiovisual nas redes sociais: Um estudo de caso de vídeos promocionais no turismo

datacite.subject.fosHumanidades
dc.contributor.advisorSilva, Pedro Guilherme de Carvalho Baptista Motta da Silva
dc.contributor.authorSantos, João Pedro Alves
dc.date.accessioned2025-11-07T16:07:52Z
dc.date.available2025-11-07T16:07:52Z
dc.date.issued2025
dc.descriptionDissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Produção para Média Digitais.
dc.description.abstractA presente dissertação procura identificar e analisar a evolução da estrutura narrativa audiovisual ao longo do tempo, culminando na análise de vídeos promocionais de turismo nas redes sociais, assim como o seu impacto na tomada de decisão dos viajantes contemporâneos, uma vez que com o crescimento destas plataformas, (como são exemplo, o Instagram, Tiktok e o Youtube, entre muitos outros) este tipo de narrativas audiovisuais posicionam-se como uma ferramenta de comunicação fundamental na promoção turística. O setor do turismo é uma área que utiliza o vídeo como recurso predominante de divulgação e comunicação, consequentemente verifica-se uma grande concorrência dos mais diversos conteúdos que procuram destacar-se e captar a atenção do público, em especial nas redes sociais. Parece-nos que os vídeos promocionais, representam desta forma uma oportunidade relevante para a analise de técnicas narrativas atuais, e de que forma elas evoluíram ao longo dos anos.por
dc.description.abstractAbstract: This dissertation aims to identify and analyze the evolution of audiovisual narrative structure over time, culminating in the examination of promotional tourism videos on social media, as well as their impact on the decision-making process of contemporary travelers. With the rise of platforms such as Instagram, TikTok, and YouTube (among many others), this type of audiovisual narrative has positioned itself as a fundamental communication tool in tourism promotion. The tourism sector is an area that relies heavily on video as a primary means of dissemination and communication. Consequently, there is intense competition among a wide variety of content aiming to stand out and capture the public's attention, particularly on social media. Promotional videos, therefore, represent a relevant opportunity to analyze current narrative techniques and understand how they have evolved over the years.eng
dc.identifier.tid204043549
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.11/10360
dc.language.isopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
dc.subjectNarrativa audiovisual
dc.subjectVídeos promocionais
dc.subjectTurismo
dc.subjectRedes sociais
dc.subjectEvolução da narrativa
dc.subjectAudiovisual narrative
dc.subjectPromocional vídeos
dc.subjectTourism
dc.subjectSocial media
dc.subjectNarrative evolution
dc.titleA evolução da narrativa audiovisual nas redes sociais: Um estudo de caso de vídeos promocionais no turismopor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
thesis.degree.nameMestrado em Produção para Média Digitais - Produção dos Média e Design Audiovisual

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
MESTRADO_JOAO_SANTOS.pdf
Size:
16.51 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
2.02 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: