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O team building aplicado aos cuidados paliativos

datacite.subject.fosCiências Médicas::Ciências da Saúdept_PT
dc.contributor.advisorSimões, Ângela Sofia Lopes
dc.contributor.authorRodrigues, Patrícia Isabel Martins
dc.date.accessioned2019-10-03T10:34:48Z
dc.date.available2019-10-03T10:34:48Z
dc.date.issued2019
dc.descriptionRelatório de Prática Clínica apresentado à Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias, do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Cuidados Paliativos realizado sob a orientação científica da Doutora Ângela Sofia Lopes Simões, do Instituto Politécnico de Castelo Branco.pt_PT
dc.description.abstractCom a alteração da perspetiva demográfica que se tem vindo a vincar no nosso país, os Cuidados Paliativos (CP) veem a sua necessidade de prestação incrementada. Os avanços na área da saúde alcançados nas últimas décadas conduziram ao aumento da longevidade e, consequentemente, ao desenvolvimento de doenças crónicas degenerativas. (Bloomer, Endacott, O´Connor & Cross, 2013). A esperança média de vida aumentou, devido à ampliação da qualidade de vida, e, deste modo, as patologias relacionadas com a falência orgânica, ou mesmo degenerativas, foram crescendo exponencialmente e a assistência que lhes é prestada consiste num desafio para os profissionais de saúde. Prestar cuidados à pessoa em situação crónica e paliativa implica a não coadunação com a medicina centrada na cura. (Associação Portuguesa de Cuidados Paliativos (APCP), 2018). Surge, então a necessidade de resposta ativa aos problemas decorrentes da doença prolongada, incurável e progressiva, na tentativa de prevenir o sofrimento que ela gera e de proporcionar a máxima qualidade de vida possível a estes doentes e suas famílias. (APCP, 2018). O presente relatório é concebido no âmbito do 6º Mestrado em CP da Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias (ESALD), do Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB), como parte integrante dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre. Com este pretende-se conjugar os conhecimentos adquiridos ao longo da aprendizagem teórica, integrados e mobilizados na prática clínica e assistencial junto de uma equipa diferenciada em CP, com o intuito de edificar e consolidar competências instrumentais, interpessoais e sistémicas aplicando os valores e princípios dos CP. Para além do referido, este documento irá constituir-se por uma reflexão crítica acerca da tipologia e modelo de organização do serviço de CP onde decorreu a prática clínica (HLL-UCP), bem como, por uma descrição do processo de implementação e desenvolvimento do projeto de intervenção. Este último foi desenvolvido com base na necessidade premente de mobilizar atividades (Team Building) que coadjuvem na formação de equipas coesas e com laços emocionais, para que, os profissionais de saúde, estejam capacitados a prestar cuidados de forma harmónica e segura, através do trabalho em equipa, consequentemente comunicação eficaz, entreajuda e implementação de boas práticas grupais. A metodologia estabelecida foi descritiva, reflexiva e crítica. Suportada por evidência científica. Estruturalmente encontra-se organizado em quatro momentos: Enquadramento Teórico; Modelo de Organização e Funcionamento, com a caracterização da instituição onde foi realizada a prática clínica, bem como a tipologia de prestação de cuidados; Explanação e reflexão crítica das atividades desenvolvidas para a consecução dos objetivos traçados e por último o Projeto de Intervenção.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT: With the change in the demographic perspective that has been increasing in our country, the Palliative Care (PC) see their need for increased performance. The advances in health achieved in the last decades have led to the longevity and development of chronic degenerative diseases. (Bloomer, Endacott, O'Connor and Cross, 2013). The average life expectancy has increased due to the increase in the quality of life, and thus the pathologies related to organ failure, or even degenerative, have been growing exponentially and the assistance given to them is a challenge for professionals of health. Providing care to the person in a chronic and palliative situation implies non-co-ordination with healing-centered medicine. (Portuguese Association of Palliative Care (APCP), 2018). The need for an active response to the problems arising from the prolonged, incurable and progressive illness in an attempt to prevent the suffering that it generates and to provide the maximum quality of life possible for these patients and their families arises. (APCP, 2018). This report is designed as part of the 6th Master's Degree in CP of the Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias (ESALD), of the Instituto Politécnico de Castelo Branco, as an integral part of the requirements necessary to obtain a Master's degree. The aim of this course is to combine the knowledge acquired during the theoretical learning, integrated and mobilized in clinical practice and assistance with a team differentiated in CP, with the purpose of building and consolidating instrumental, interpersonal and systemic competences applying the values and principles of CP. In addition to the above, this document will constitute a critical reflection on the typology and model of organization of the CP service where the clinical practice was carried out (HLUCP), as well as a description of the implementation process and development of the project. intervention. The latter was developed on the basis of the urgent need to mobilize activities (Team Building) that help in the formation of cohesive teams and with emotional ties, so that health professionals are able to provide care in a harmonic and safe way, through work in team, consequently effective communication, mutual aid and implementation of good group practices. The established methodology was descriptive, reflexive and critical. Supported by scientific evidence. Structurally it is organized in four moments: Theoretical Framework; Organization and Function Model, with the characterization of the institution where the clinical practice was performed, as well as the type of care delivery; Explanation and critical reflection of the activities developed to achieve the objectives outlined and lastly the Intervention Project.pt_PT
dc.identifier.tid202286886
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.11/6667
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectCuidados paliativospt_PT
dc.subjectTrabalho em equipapt_PT
dc.subjectCoesãopt_PT
dc.subjectTeam buildingpt_PT
dc.subjectPalliative carept_PT
dc.subjectTeam workpt_PT
dc.subjectCohesionpt_PT
dc.subjectTeam buildingpt_PT
dc.titleO team building aplicado aos cuidados paliativospt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Cuidados Paliativospt_PT

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